Paraná tem primeira Academia Brasileira do Cavalo
A primeira Academia Brasileira do Cavalo (ABC) instalada no Sul do Brasil foi inaugurada na sexta-feira (18) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Nela serão administrados cursos práticos e ensinamentos sobre equídeos, equoterapia e equitação. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou do evento.
“As pessoas saem da faculdade com conhecimento teórico importante, e é um aprendizado do qual não podemos abrir mão, mas a vida funciona na prática, por isso, em nome do governador e do time do governo, nossos aplausos pela iniciativa”, disse o secretário.
“Faz parte do processo agropecuário garantir o conforto, o bem-estar, as boas práticas na produção de animais. É uma satisfação observar que aqui as coisas serão tratadas de forma correta, absolutamente profissional, até porque não existem mais espaços para fazer de qualquer jeito, o desafio permanente é fazer mais e melhor”, completou Ortigara.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo. Estima-se que a equinocultura movimente R$ 30 bilhões ao ano, ocupando um espaço cada vez mais importante no agronegócio.
“O espaço surge para atender um público em ascensão, formado por universidades e alunos de cursos de veterinária que não possuem campus com cavalos para aulas práticas, pessoas que querem exercer a profissão de domadores, tratadores, ferradores, auxiliares de veterinários”, disse o proprietário da ABC. Juarez da Fonseca.
Também há espaço para cursos e treinamentos de atletas e apreciadores da equitação, bem como para os pacientes focados na equoterapia. O empreendimento tem 300 mil metros quadrados, com pista coberta, pista oficial externa, 19 piquetes, hospedagem para até 30 pessoas, auditório, brete, cantina e restaurante.
CURITIBA