Parasitas x calor: pets ficam mais vulneráveis no verão

0 192

Cada animal tem as próprias limitações e necessidades. As altas temperaturas podem deixar os cães e gatos em situações desagradáveis se eles não tiverem os cuidados necessários. Pulgas e carrapatos são parasitas de verão que atacam cães e gatos. O clima quente e úmido favorece a infestação de pulgas e carrapatos.

Os donos devem estar atentos, pois além do incomodo, a picada destes parasitas podem causar doenças, pois nem os pets criados dentro do ambiente doméstico estão livres do problema. O calor também exige que os tutores tenham mais cuidado com os pets.

As chances dos pets terem contato com pulgas e carrapatos são intensificadas no verão e isso acontece porque estes parasitas precisam de umidade e calor para se reproduzirem. Fica o alerta de cuidado intensidade entre os meses de dezembro e março, pois os animais ficam mais suscetíveis às infestações.

Assim que o animal for picado por um parasita, ele pode desenvolver alergia e coceira. As pulgas transmitem o dipilidium canis (um tipo de parasita intestinal) e a puliciose (alta infestação por pulgas), que podem causa anemia principalmente em filhotes e em animais debilitados. Já o carrapato é transmissor de doenças conduzidas por protozoários (babesiose) e por bactérias (erliquiose). A babesiose infecta e destrói glóbulos vermelhos e a erliquiose destrói glóbulos brancos.

CUIDADOS COM O CALOR – Segundo a médica veterinária, Maria Cecília de Lima, o calor exige outros cuidados com os pets como passeios em horários mais quentes, proporcionar espaços cobertos e com sombra, dispor sempre de água de fresca. Ela cita que importante não passear em horários de pico de calor devido a riscos de hipertermia – que é o superaquecimento corporal que pode levar a morte.

Tal exposição, conforme a profissional, também pode gerar riscos de queimaduras nos coxins que são semelhantes às solas dos nossos pés. “O tutor deve respeitar a situação do animal, ou seja, fazer um trajeto mais longo se for um cão mais jovem, um percurso mais curto se for um pet mais idoso”.

ACOLHIMENTO ADEQUADO – O acolhimento dos animais de estimação também exige atenção. “Os canis, por exemplo, devem ser locais frescos, Colocar a casinha em espaço com sombra, perto de uma árvore, o banho de sol é necessário, mas também é preciso pensar que não pode ter a exposição o tempo todo. Vale destacar que em dias com temperatura elevada é importante oferecer água fresca e limpa, manter os animais em ambiente arejado e fresco, livres de correntes e ambientes pequenos”, alerta.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário