Programa Parceiro da Escola oferece aulas extras para Enem e vestibulares

Estimated reading time: 6 minutos
Ingressar no ensino superior é, para muitos jovens, a porta de entrada para novas oportunidades de vida. Com o propósito de ajudar os estudantes da rede estadual de ensino a alcançarem esse objetivo, 16 escolas do Paraná estão oferecendo aulas extracurriculares e grupos de estudo personalizados para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio.
Elas fazem parte do Programa Parceiro da Escola. A parceria é com o Grupo Apogeu, que vêm se dedicando a preparar os alunos para vestibulares, para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A iniciativa é desenvolvida de forma estratégica, garantindo não apenas o domínio dos conteúdos, mas também segurança e confiança para enfrentar as provas.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Karin Andressa Pereira da Cunha Mesquita, diretora Colégio Estadual Tarsila do Amaral, em São José dos Pinhais, afirma que a iniciativa atende a um desejo antigo da comunidade. “Muitos alunos não têm condições de pagar cursinho ou se deslocar para estudar fora daqui. Assim, trouxemos o preparatório para dentro da escola, para que todos tenham acesso. Os alunos estão motivados e a adesão tem sido muito positiva”, diz.
Alcançando aproximadamente 3.250 alunos, as atividades extracurriculares são desenvolvidas no contraturno, oferecendo um espaço dedicado para que os estudantes tirem dúvidas, realizem simulados e aprofundem conhecimentos específicos dos componentes curriculares que compõem a grade de estudos.
Além disso, aulões temáticos, revisões e oficinas de redação têm ajudado a consolidar conteúdos, ampliar o repertório cultural e aprimorar o desempenho em provas discursivas e objetivas, aproximando a rotina escolar das exigências reais dos vestibulares e do Enem.
AVANÇO NOS ESTUDOS – No Colégio Estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais, os aulões têm sido realizados todos os sábados, em dois blocos: das 8h às 9h45 e das 10h às 11h45. As aulas intercalam conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, com alternância semanal, além de disciplinas específicas voltadas ao vestibular, como Geografia, História e Química.
A divulgação do calendário é feita pelas redes sociais, mensagens via WhatsApp e televisões internas instaladas no pátio da instituição. Durante a semana, grupos de estudo complementam o trabalho.
Segundo o professor de matemática, Vinicius Tonon, o formato diferenciado é um atrativo para os alunos. “Essas aulas são mais dinâmicas, com conteúdo focado nos vestibulares. É um momento fora do ensino convencional, com mais exercícios e simulações de prova”, destaca.
A motivação também é evidente entre os estudantes da instituição de ensino. Natalia G. Martins, do 2º ano do Novo Ensino Médio, sonha em ser médica e vê nas aulas uma oportunidade valiosa para chegar mais perto de seu objetivo. “Vem quem está realmente interessado. Os professores já passam exercícios no formato do vestibular e isso ajuda muito”, relata.
Gabriela Regina Milbraor, também aluna da instituição, participa das aulas extras e reconhece a diferença que os grupos de estudos têm feito na rotina escolar. “Durante a semana as aulas nem sempre têm conteúdo focado no vestibular. Aqui, conseguimos repassar o que é importante”, diz.
A professora de biologia, Rafaela Raveduti, que também leciona no Colégio Estadual Costa Viana, conta que, além das aulas, também são utilizadas estratégias diferenciadas para manter o interesse dos alunos: “Trabalhamos com provas anteriores do Saeb e simulados. Já fizemos até gincanas de Português e Matemática para incentivar os estudos”, conta.
FOCO NO SAEB – No Colégio Estadual Tarsila do Amaral, também em São José dos Pinhais, o foco está na preparação para o Saeb para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e no reforço para o Enem e vestibulares para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
Outra iniciativa importante é o reforço no time de professores, como foi feito no Colégio Estadual Paulo Freire, de Pontal do Paraná, onde, enquanto uma pedagoga designada acompanha a recomposição de aprendizagem dos 9º e 3º anos, outras profissionais monitoram índices e planejam ações para elevar o desempenho, incluindo simulados com premiação para alunos que se destacam.
Com aulas direcionadas, acompanhamento constante e incentivo à participação, as escolas esperam que os estudantes cheguem mais confiantes às provas e ampliem suas oportunidades acadêmicas.
PROGRAMA – O Programa Parceiro da Escola é fruto de uma lei estadual, após um projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
As 82 unidades do Parceiro da Escola estão distribuídas em 34 municípios: Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.
O grupo Apogeu é responsável pela gestão de 16 colégios estaduais em Curitiba, Região Metropolitana (RMC), Litoral e Guarapuava. A Tom Educação faz a gestão de 32 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba. Nas outras 34 escolas do programa, distribuídas entre as regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC, a responsabilidade é da empresa Impulso.