Estado abre consulta para discutir a implantação do Parceiro da Escola
Estimated reading time: 5 minutos
Outra consulta que acontece nesta semana é para a implantação do Programa Parceiros da Escola. A consulta à comunidade é parte essencial para implementação do Programa. As escolas listadas para consulta de 2025, terão a oportunidade de votar e escolher se aderem ao programa. Nos contratos de parceria, são definidos indicadores de resultados que a empresa parceira deve cumprir: evolução da frequência escolar, da aprendizagem, conservação das instalações e satisfação da comunidade escolar.
No NRE de Toledo, está havendo consulta nos colégios:
CE Ayrton Senna da Silva (Toledo), CE Diamante do Oeste (Diamante D’Oeste), CE Mendes Gonçalves (Guaíra), CE Leonilda Papen (Mercedes), CE Pato Bragado (Pato Bragado), CE Humberto de A Castelo Branco (Santa Helena), CE São Pedro (São Pedro do Iguaçu).
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O chefe do Núcleo explica que a consulta à comunidade já ocorreu em 2024. As escolas que constam na consulta de 2025 fazem parte do mesmo edital. “Na ocasião anterior, algumas unidades não atingiram o quórum mínimo de participação ou tiveram votação pelo “não”, o que exige uma nova consulta para garantir a decisão democrática da comunidade escolar”.
DECISÃO – Ele complementa que a “quase um ano após a implementação do Programa em diversas escolas do Estado, já existem indicadores positivos, melhorias estruturais e resultados concretos. Por isso, essas unidades estão sendo novamente consultadas, oferecendo à comunidade uma nova oportunidade de escolha com mais informações, evidências e segurança para decidir”.
É o caso do Colégio Estadual Ayrton Senna, em Toledo. Na consulta realizada em 2024, 90% dos votos válidos sinalizaram que não era para aderir ao Programa Parceiros da Escola. O diretor do Colégio Antonio Machado comenta que na época eram somente dois colégios projetos-pilotos no Paraná. Atualmente, 82 instituições já aderiram ao Programa em todo o estado.
“Agora são mais colégios servindo de exemplo. Acredito que com as referências e os pareceres isso dá mais segurança para a comunidade que vai votar. Por isso, também pode ter dividido a opinião geral. Estamos com uma votação tranquila e temos ouvido opiniões dos dois lados. Creio que a surpresa será quando abrir a urna”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Após a consulta, nas escolas onde foi atingido o quórum, imediatamente há a contagem dos votos e divulgação do resultado. Após análise, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) deverá analisar os votos e, conforme os critérios legais, decidir sobre a inclusão da escola com base no quórum e nos critérios técnicos.
O chefe do Núcleo Regional de Educação explica que segundo a resolução da nova consulta pública, as unidades que tiverem adesão aprovada deverão começar a operar no modelo Parceiro da Escola no início do ano letivo de 2026, se aprovadas.
BENEFÍCIOS – O Programa Parceiro da Escola é fruto de uma lei estadual, após um projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024. Entre os benefícios dessa implantação estão melhoria estrutural com intervenções em salas de aula, corredores, pátios, troca de luminárias, pinturas, manutenção e troca de Ar-Condicionado, melhorias nos laboratórios de informática; maior eficiência na gestão administrativa onde as empresas parceiras cuidam de limpeza, segurança, manutenção, enquanto a direção foca no pedagógico.
Há também indicadores de qualidade obrigatórios com frequência, aprendizagem, conservação e satisfação da comunidade; valorização dos professores: professores PSS (processo seletivo simplificado) podem passar a regime CLT com mais benefícios; transparência e prestação de contas: os resultados da parceria (melhorias, indicadores) devem ser divulgados e monitorados pela comunidade escolar; complementação na Alimentação Escolar; e uniforme escolar completo (camiseta, agasalho e bermudas) gratuito para todos os alunos.
No NRE de Toledo três escolas fazem parte do programa Parceiro da Escola: CE Mal. Gaspar Dutra (Nova Santa Rosa), CE Ouro Verde (Ouro Verde do Oeste), CE Jardim Europa (Toledo). O chefe do Núcleo Regional de Educação José Carlos Guimarães pontua que em quase um ano de implantação do Programa foram realizadas muitas melhorias estruturais nas instituições, como reformas, pintura, troca de vidros e lâmpadas, manutenção e troca de ar-condicionado; complementação na alimentação escolar; uniforme completo e gratuito para todos os alunos.
“No entanto, no aspecto pedagógico foi identificado melhora significativa, principalmente na melhoria da aprendizagem, onde a presença da direção e equipe pedagógica de forma atuante, foi decisivo nessa melhora. Em uma pesquisa da Radar Inteligência com mais de 2 mil pais mostrou aprovação alta: mais de 86% dos pais aprovaram o modelo nas escolas participantes, além de 92,2% perceberem cuidado da escola com seus filhos”, finaliza.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria