Pausa para o Rosa é um convite para autocuidado com a saúde e à prevenção

Estimated reading time: 8 minutos
O Outubro Rosa promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. É um mês de mobilização para lembrar as mulheres que o cuidado com a saúde é um ato de amor-próprio e que o diagnóstico em fase inicial aumenta significativamente as chances de cura. Uma noite inspiradora e informativa assim foi a oitava edição do evento Pausa para o Rosa. Com a realização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), a programação especial dedicada à conscientização e prevenção marcou a abertura do Outubro Rosa no dia 1º, em Toledo.
A diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da entidade Maria Rita Pozzebon explica que o evento reforça o compromisso com saúde, a conscientização e o cuidado com a vida. “O Outubro Rosa é mais que uma campanha. Ele é um movimento de esperança, de união e de informação”.
De acordo com dados do INCA, estima-se entre 2023 e 2025, 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil por ano. “Esse tipo de câncer é o mais incidente entre mulheres, excluindo os tumores de pele não melanoma, representando cerca de 30,1% dos casos novos de câncer em mulheres no Brasil”, afirma Maria Rita.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Também é importante destacar que mais de 18.000 mulheres morrem todos os anos por câncer de mama. Em 2020 foram 18.361 óbitos. “O câncer de mama quando é diagnosticado precocemente tem possibilidade de cura. Por isso, é importante repensar no mês de outubro. Todo dia é dia da mulher se cuidar e de pensar em nossa saúde. Afinal de contas somos guerreiras”, salienta a diretora.
Ela complementa que a Pausa para o Rosa é um marco não apenas de informação, mas também de motivação para que cada participante leve adiante a mensagem de prevenção e de amor à vida.
INSPIRAÇÃO – Durante o evento, o público aprendeu, refletiu e se inspirou com a presença de profissionais, que lembraram que saúde é resultado de escolhas, de estilos de vida, de autocuidado e de apoio mútuo.
A nutricionista Márcia Pasa e a enfermeira oncológica Andréa Pereira de Melo participaram do Talk Show. Márcia reafirma que os números assustam as famílias em como lidar com essa doença. “40% do câncer diagnosticado como positivo podem ser prevenidos se adotando um estilo de vida adequado. O câncer de mama é o segundo que mais acomete mulheres; o primeiro seria o câncer de pele. A nutrição é primordial para promover saúde e evitar o desequilíbrio”.
Márcia complementa que a nutrição deve ser rica em nutrientes. “Preciso cuidar do meu intestino e ingerir água é fundamental. Além disso, o indivíduo precisa ter sono de qualidade. Também devemos gerenciar o estresse e evitar o tabaco. Um pilar sempre dá sustentabilidade para o outro e precisamos criar hábitos que te trazem saúde e bem-estar”.
A enfermeira oncológica Andréa Pereira de Melo explica que uma informação salva vidas. “A campanha em 2008 foi realmente alavancada. São quase 20 anos e os números somente aumentam. O câncer de mama é prevenível e também é o que mais mata. Mulheres: vamos fazer o auto exame. Trabalho em saúde mental e cuidamos de tudo. Respeite a si mesma e o seu corpo”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
APOIO – A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária Kátia Mello afirma que a Pausa para o Rosa é um momento para reforçar o significado deste mês e a importância da prevenção e do cuidado da saúde da mulher. “Trata-se de um movimento mundial, que lembra da luta contra o câncer. O câncer de mama é o tipo mais comum e o que mais mata mulheres no Brasil”.
O evento organizado pela Acit, conforme Kátia, é uma oportunidade para falar de outros câncer, como do colo do útero e de pele. “Todos exigem atenção e prevenção. Essas doenças são, muitas vezes, silenciosas e podem ser detectadas de forma simples, como com consultas médicas periódicas. Com essas ferramentas simples, podemos salvar vidas. A informação é o nosso maior cuidado e representa um gesto de amor não apenas por nós mesmos, mas por todas aquelas que estão ao nosso lado”.
A Pausa para o Rosa é uma oportunidade de aprendizado, de partilha e de inspiração. “Que possamos sair daqui mais conscientes, fortes e comprometidas em cuidarmos de nós e de incentivarmos outras mulheres a fazerem o mesmo”.
Segundo o presidente da Acit Cristiano Dall’Oglio da Rocha, são nestas ações que a entidade faz a diferença e é possível melhorar a saúde de cada mulher. “É o momento de troca de experiência, de relacionamento, de fortalecimento, mas principalmente, momento de conscientização para preservação da saúde da mulher”.
Cristiano enfatiza a importância do propósito da valorização da mulher. “É uma oportunidade de troca de experiência e de fortalecimento das relações entre as mulheres. É o momento da mulher se valorizar e de compreender o quão importante é a prevenção para a saúde da mulher e do nosso negócio”.
CONSCIENTIZAÇÃO – A analista de gestão de pessoas da Uniprime Pioneira Fabiene Cielo pondera que o evento se consolida como um importante espaço de conscientização e cuidado integral com a mulher. “A parceria reflete a união de forças entre instituições que compartilham os propósitos em comum. Entre eles, o de promover a saúde e o bem-estar da mulher através da prevenção e da conscientização. Entendemos que cuidar da saúde da mulher vai além de exames e procedimentos, e sim, é criar um ambiente de estudo genuíno, acolhimento e informação de qualidade”.
Fabiane salienta que o autocuidado é um ato de amor próprio, que muitas vezes fica em segundo plano. “O evento Pausa para o Rosa é um convite para pausar, olhar para si e priorizar a própria saúde. É um momento para refletir sobre a importância dos exames preventivos, dá atenção aos sinais do corpo e da saúde emocional. Mais do que um evento, a iniciativa representa um abraço coletivo, onde a informação se encontra com o cuidado. Quando instituições se unem por essa causa amplifica a mensagem de que prevenir é cuidar e que nenhuma mulher precisa enfrentar sozinha as suas questões de saúde. Cuidar de si é também cuidar de todos que estão à sua volta”.
Da Redação
TOLEDO
Coral Encanto de Viver promove Baile Rosa neste sábado
O Baile Rosa acontece, neste sábado (4) no Yara Country Clube, como parte da programação da Campanha Outubro Rosa de Combate e Prevenção ao Câncer. O jantar dançante beneficente está em sua 5ª edição e é organizado pelo Coral Encanto de Viver – Vidas Transformadas pelo Câncer e pelo Canto, e possui o apoio da Prefeitura de Toledo e Rossi Eventos. A expectativa é que cerca de 400 pessoas compareçam ao evento.
Com início às 20h, o evento terá um jantar e terá como cardápio: porco a paraguaia, coxa e sobrecoxa de frango ao molho de laranja, arroz branco, macarrão ao molho de ervas finas, macarrão ao molho parisiense, salpicão de frutas, salada tropical e mix de legumes. O baile será logo após o jantar e terá a presença da dupla Walmir e Wanderley como atração musical.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
LAÇOS – Arlete Haupt, presidente do Coral Encanto de Viver, comenta que a noite será marcada por alegria, momentos de união e reforço de laços entre os participantes.
“Realizamos esse trabalho durante todo o ano, envolvendo a comunidade em ações que promovem cultura, educação, solidariedade e bem-estar. Em outubro, destacamos ainda mais a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, reafirmando nosso compromisso com a vida e o bem-estar de todos”, comenta.
O ingresso tem o valor de R$ 80,00 e pode ser adquirido pelo número (45) 99912-3297. Toda a renda arrecadada no evento será destinada à manutenção da Associação e aos seus projetos sociais.
TOLEDO