Pedágio: POD está vigilante em todas as publicações sobre o processo

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Implementado há mais de duas décadas, a data definitiva para o fim do atual modelo de concessão de rodovias no Paraná será em 27 de novembro deste ano. O novo processo de pedágio está em estudo. Uma recente conquista – anunciada pelo Governo – é que nas estradas que cortam o Paraná o pedágio será baseado na menor tarifa oferecida ao usuário, sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores. Um início, mas o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) Rainer Zielasko afirma que a sociedade deve estar atenta em todas as mudanças. O assunto também foi citado durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana.

De acordo com o Zielasko, uma das preocupações do POD é ampliar o debate sobre o pedágio e garantir que os usuários tenham o entendimento sobre a importância deste momento que será decisivo para os próximos anos. “As equipes do Programa e do grupo G7 elaboraram um documento e encaminharam ao ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas sugerindo modificações”.

O presidente do POD comenta que a população do Paraná tem pago pelo pedágio mais caro nos últimos anos e por obras não feitas. “Apresentamos um modelo de pedágio sem outorga”, afirma Zielasko ao complementar que a empresa vencedora será aquela que ofertar o menor preço, porém ainda não existe este novo modelo registrado ‘em papel’ ou ‘físico’. “As informações que chegam até a sociedade são publicadas nas mídias. Existem vários fatores, considerados macros ou regionais, que ainda precisam ser averiguados”.

A outorga foi substituída pelo caução, porém se ele for alto pode inibir o desconto e essa situação necessita de esclarecimentos. “Precisamos saber se o valor caução será fixo. Nós precisamos ter acesso aos números, porque se o caução ficar muito ‘pesado’ vai inibir do responsável dar um desconto maior”, declara o presidente ao citar também a necessidade de mudança no degrau tarifário. “Na proposta inicial, o degrau tarifário está com 40%, mas cada obra pode ter um custo diferente e precisamos compreender por qual motivo é este índice”.

TRANSFORMAÇÃO – O novo pedágio será uma transformação para o Paraná e, por isso, a necessidade de analisar todas as alterações no processo. Além disso, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é contrário a instalação de uma praça entre os municípios de Toledo e Cascavel. Trata-se de uma rodovia já duplicada e em uma distância curta, pois são aproximadamente 38 Km de distância se contar de cada trevo.

O presidente do POD enfatiza que as pessoas sonham com uma integração maior entre Toledo e Cascavel, com avenidas de indústrias e novos investimentos. “Qualquer tipo de barreira pode inibir a integração entre os municípios. Não faz sentido essa Praça de Pedágio”.

Ele complementa que o Programa está vigilante em todas as publicações relacionadas ao assunto. “A expectativa é que a ANTT apresente o novo modelo até o final deste mês e os profissionais do POD vão se ‘debruçar’ neste novo projeto”.

Zielasko reforça que um pedágio caro pode impactar no custo de todos os insumos para as indústrias, o comércio, os serviços e as famílias. “Nós queremos contribuir e chegar a um modelo que atenta as demandas do Paraná e, principalmente, que o preço do pedágio caiba no bolso de cada usuário”.

LEGISLATIVO – O assunto também foi mencionado durante a última sessão ordinária do Legislativo de Toledo no dia 14 de junho. O vereador Gabriel Baierle disse que a sociedade teve uma conquista no processo do pedágio, porém ainda não existe definição sobre a instalação da praça no trecho de Toledo e Cascavel. “Quando começar a construir não adianta mais chorar. Com certeza, o valor será alto e só tenderá a subir. Vamos ‘abrir o olho’. Não vamos deixar a ‘cortina de fumaça’ esconder o problema e toda a população pagar. Estamos acompanhando todo o trabalho”.

Para o vereador Elton Welter, o pedágio é um desastre para a economia local e regional. “Acho que o pedágio não promove o desenvolvimento regional, e sim, defendo a busca por novas alterativas”.

Da Redação

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