Utilidade Pública: Projeto Pequeno Amor celebra ano de grandes conquistas

Estimated reading time: 4 minutos

O ano ainda não acabou, mas o Projeto Pequeno Amor já tem muito para comemorar, pois 2025 foi marcado por importantes avanços, parcerias consolidadas e resultados significativos. Ao longo dos últimos meses, diversas ações, doações e eventos fortaleceram o trabalho realizado e garantiram suporte essencial às famílias e à equipe da UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus. O destaque também envolve o projeto como Utilidade Pública.

“Receber o título de Utilidade Pública é um marco muito importante para nós, pois representa o reconhecimento oficial de que o nosso trabalho gera impacto real e importante”, celebra a presidente da Associação Projeto Pequeno Amor, Franciele Felin.

O reconhecimento como Utilidade Pública veio atrás da Lei nº 3035/2025 – sancionada pelo prefeito de Toledo, Mario Costenaro. “Na prática, isso reforça a credibilidade da entidade, facilita o acesso a parcerias e projetos com o poder público, amplia a confiança de empresas e doadores e pode abrir portas para novos recursos e oportunidades. É um passo que fortalece a atuação, amplia a capacidade de atendimento e consolida a transparência e a seriedade do trabalho realizado”.

DE AÇÃO EM AÇÃO – Entre as principais contribuições recebidas neste ano, Franciele destaca as doações de fraldas, lenços umedecidos, shampoos e pomadas, que reforçaram o estoque e trouxeram grande alívio às famílias atendidas. Também foram realizadas as tradicionais ações dos docinhos e dos vinhos, que seguem entre as iniciativas mais bem recebidas pela comunidade.

“Um dos marcos de 2025 foi a doação, pelo Rotary Clube Aliança, de um Respirador VN 600 de alta frequência – equipamento fundamental para o atendimento de bebês prematuros extremos – além de um novo aparelho de CPAP”, pontua.

EM 2025 – Conforme Franciele, o Projeto Pequeno Amor também investiu na manutenção preventiva e corretiva de duas incubadoras e na aquisição de um termômetro esofágico, garantindo ainda mais segurança e qualidade no cuidado aos recém-nascidos.

“Em novembro, o grupo participou com entusiasmo da Jornada da Prematuridade, organizada pela equipe da UTI Neonatal. O envolvimento voluntário em grandes eventos da cidade também trouxe resultados expressivos, como o trabalho na portaria da Festa Nacional do Porco no Rolete, que gerou um valor significativo ao projeto. Já no dia 15 de novembro, a Feijoada Solidária, realizada em parceria com o Bull Garden, reuniu aproximadamente 250 pessoas e foi apontada como um dos destaques do ano”, declara.

O Projeto também esteve presente em dois eventos da Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Toledo, com a venda de água mineral e refrigerantes. Ainda em 2025, teve início a venda das agendas 2026, produzidas com o apoio de patrocinadores parceiros.

O PROJETO – A Associação Projeto Pequeno Amor é formada por aproximadamente 35 voluntários ativos, que dedicam tempo e esforço, de forma totalmente voluntária e independente, para garantir melhores condições de vida aos recém-nascidos internados. A UTI Neonatal atende os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde do Paraná, com 11 leitos de cuidados intensivos.

O Projeto Pequeno Amor nasceu dentro dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – entidade mantenedora do Hospital Bom Jesus. As ações tiveram início em 2017 quando uma mãe – que teve durante um período o bebê prematuro internado na UTI Neonatal – fez uma arrecadação de fraldas em prol da UTI. Desde então, ações têm contribuído para melhorar os atendimentos. As atividades foram iniciadas por um pequeno grupo de voluntários, dentre eles alguns pais, mães e outros amigos que já passaram com seus bebês prematuros pela UTI Neo. O que começou com duas mãos, hoje, conta com várias e foi tomando outras proporções chegando até a abertura de CNPJ e, agora, também como Utilidade Pública.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.