Piana destaca crescimento dos supermercados no Paraná em inauguração do Grupo Muffato

Estimated reading time: 5 minutos
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, participou nesta sexta-feira (26) da abertura da nova unidade do Supermercado Muffato, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, e destacou o crescimento do setor supermercadista. Com as inaugurações na capital paranaense e mais uma loja em São Paulo, a rede paranaense chegou a 113 unidades em operação no Brasil.
“Estamos no unidade da Federação que mais cresce nesse país. E estamos diante de uma inauguração de um dos grupos que mais cresce no Paraná e no Brasil na questão de alimentação. São quase 30 mil empregos. É um orgulho para o Paraná ter um grupo genuíno daqui, que nasceu em Cascavel e hoje avança para outros estados, levando o nome do nosso Estado e mostrando sua força”, afirmou Piana.
Setembro tem se consolidado como um mês de expansão para o Grupo Muffato. No início do mês, foi aberta uma nova unidade no Centro de Curitiba; na quinta-feira (25), a rede chegou a Votuporanga, em São Paulo; e nesta sexta ocorreram duas inaugurações simultâneas em Curitiba e na capital paulista. Para outubro, já estão previstas mais duas lojas na capital paranaense, dando continuidade ao ciclo de crescimento.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Até o momento, foram inauguradas 16 novas lojas do grupo Muffato no Brasil em 2025. No Paraná foram nove, sendo quatro em Curitiba. Com a abertura dos novos empreendimentos, foram gerados 3 mil novos empregos somente neste ano, somando quase 30 mil funcionários empregados no total. Em 2024, o Grupo Muffato registrou mais de R$ 17 bilhões em faturamento bruto.
“Esse ano estamos fazendo o maior investimento da nossa história. Essa loja estava na mão de uma multinacional e agora é um motivo de muito orgulho para nós trazer aqui uma empresa nacional e paranaense com o conceito paranaense de fazer supermercado”, celebrou o diretor do grupo, Everton Muffato. “São 3 mil novos empregos no Brasil inteiro este ano, somando quase 30 mil empregos até o final do ano, isso mostra a nossa crença no nosso estado, no nosso país, acompanhando a pujança do momento da economia do nosso estado”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
ALTA NO SETOR – O setor de supermercados vive um momento positivo no Paraná. Segundo o último levantamento da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), referente ao mês de junho, as compras feitas pelas redes junto aos fornecedores cresceram 18% no acumulado de janeiro a junho de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
Esse movimento foi puxado por Curitiba e Região Metropolitana, que registraram alta de 29%, além de resultados expressivos em Ponta Grossa (8,3%), Londrina (5,6%) e na Região Oeste (3,6%).
O crescimento nas compras mostra a confiança dos empresários no setor e a preparação das lojas para manter prateleiras abastecidas e maior variedade de produtos. Quando os supermercados compram mais, significa que estão se estruturando para atender um consumo também em expansão.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Do lado das vendas, os supermercados também avançaram. No acumulado do primeiro semestre, o crescimento foi de 2,15% em todo o Estado. Em Londrina, a alta foi de 6,4%. Na Região Oeste, de 4,8%. Ponta Grossa avançou 4,2%, enquanto Curitiba e Região Metropolitana subiram 1,9%. O resultado demonstra estabilidade com viés de alta, mesmo em um cenário de preços mais pressionados.
A folha de pagamento também cresceu. O total desembolsado pelos supermercados com salários e encargos aumentou 2,8% no semestre. Entre os destaques estão Maringá, com crescimento de 8,1%, Ponta Grossa (3,5%), Região Oeste (3%) e Curitiba e RM (2,2%). O resultado indica fortalecimento da renda e maior capacidade de movimentar a economia local.
O número de funcionários manteve sinais de recuperação. Na passagem de maio para junho houve alta de 0,36%. No acumulado do ano, algumas regiões já mostram saldo positivo, como Maringá, com avanço de 4%, e a Região Oeste, com 1,6%.
PRESENÇAS – A inauguração também teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi; e do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins.
AEN