PL do Dia dos Corredores de Rua será votado em 2º turno hoje

Estimated reading time: 4 minutos

Com o objetivo de reconhecer e valorizar uma prática esportiva que cresce a cada ano em Toledo e em todo o Brasil, a corrida de rua é uma das modalidades esportivas mais acessíveis e democráticas, capaz de envolver pessoas de todas as idades e condições físicas.

Em Toledo, os vereadores Genivaldo Jesus e Bruno Radunz encaminharam o Projeto de Lei responsável por instituir o Dia Municipal dos Corredores de Rua, a ser celebrado no último sábado de abril.

De acordo com os vereadores, a corrida de rua tem ganhado destaque pela realização de importantes eventos e pela formação de grupos de corredores que movimentam a vida esportiva local e fortalecem o espírito de comunidade.

“Mais do que uma competição, a corrida de rua representa um estilo de vida saudável e inclusivo. Trata-se de uma prática que promove a saúde física e mental, contribui para a prevenção de doenças, incentiva hábitos de vida equilibrados e amplia o convívio comunitário”, explicam os parlamentares.

INICIATIVAS – O município já conta com eventos consolidados que reforçam a importância dessa modalidade, como a tradicional Prova 24 Horas Dr. Torao Takada, uma das maiores do país, e a Meia Maratona de Toledo, além da atuação de grupos organizados, como a Associação Correr Toledo, os Kenian Runners, a Azamigakeniana, entre outros.

São iniciativas que demonstram a força e a relevância social, cultural e esportiva da corrida de rua para a cidade. De acordo com os vereadores, o projeto ainda fomenta e difundi a prática da corrida como modalidade esportiva, recreativa e de lazer, acessível a diferentes faixas etárias e perfis da população.

A matéria ainda promove a saúde preventiva, a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental por meio da atividade esportiva e reconhecer, valorizar e estimular o desempenho, a dedicação e a representatividade dos atletas de corrida, sejam eles profissionais ou amadores e incentivar a realização de ações educativas, eventos esportivos e iniciativas comunitárias voltadas ao desenvolvimento da corrida e à integração social.

FORTALECIMENTO – O vereador Genivaldo Jesus salienta que a proposta é fortalecer a fortalecer a política de esporte no município. “Instituir o Dia municipal em 26 de abril. Nós precisamos tirar a comunidade da área de conforto. Tudo que possa envolver a prática esportiva e promova qualidade de vida deve ser evidenciado”.

O vereador Bruno Radunz lembra ainda que em 26 de abril é lembrado o Dia Mundial de Prevenção de Hipertensão. “Realizei essa explicação durante a audiência pública e a corrida de rua gera divisas para Toledo. Nós recebemos comitivas de outros estados e países, como os corredores quenianos”.

A matéria foi apreciada e vota em primeiro turno durante a sessão ordinária da última segunda-feira (13). Ela será votada em segundo turno durante sessão suplementar nesta terça-feira (14). A proposição foi aprovada por unanimidade em primeiro turno.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.