Rodrigo Souza fala da transição e dos planos para a Indústria e o Comércio
Estimated reading time: 5 minutos
Recentemente Rodrigo Souza assumiu a diretoria de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Com uma vasta bagagem de gerenciamento na Agência do Trabalhador, agora ele tem novos desafios e grandes planos para a pasta e falou um pouco dos projetos no podcast ‘Algo a Mais’ com a editora-chefe Bruna Manfroi. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (27), com transmissão ao vivo pelos canais do JORNAL DO OESTE.
Souza lembrou que assumiu a coordenação da Agência do Trabalhador em janeiro de 2021. Na época já tinha um pouco de experiência na área por já ter atuado em uma empresa que realizava o processo de locação de mão de obra. Mas quando chegou na Agência do Trabalho, ele se deparou com uma realidade diferente. “Tinha documento do Estado pedindo o fechamento do local pelo não cumprimento de algumas metas, entre elas a criação de um Conselho Municipal para fiscalizar o desempenho, também o não cumprimento de metas de pessoas contratadas e encaminhadas e o terceiro item que era uma dificuldade que era na estrutura que estava bagunçada”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Com sua experiência, ela reuniu a equipe de servidores e aplicou algumas ferramentas de análise e trabalho para reorganizar o fluxo de trabalho. “Quando os servidores compreenderam que poderiam entregar um pouquinho mais dentro dessa proposta de gestão e que isso daria retorno, através de infraestrutura e reconhecimento, o trabalho começou a mudar e começamos a ganhar desempenho”, contou.
Rodrigo comentou que definiu com a empresa os objetivos da Agência do Trabalhador que eram ser referência nacional na atuação de colocação de pessoas no mercado de trabalho. Também fazia parte desses objetivos ter uma ligação mais direta com os empresários. Souza complementa que a equipe buscou novas ferramentas de trabalho como o Currículo Top, a automatização com o robozinho no WhatsApp que traz mais facilidade no atendimento, apresentou um modelo de gestão mais dinâmica e moderno no serviço público.
“Criamos os pilares: mais transparência, uma estrutura dentro da Agência, qualificação da equipe e compromisso. Com isso, reconquistamos a confiança das empresas, dos trabalhadores e dos servidores. A gente cumpre um papel que é apontar o caminho, mas quem executa é o servidor público”.
TRANSIÇÃO – Durante o podcast, Rodrigo Souza comentou que ficou feliz com o convite para assumir um novo espaço; um novo desafio. Ele relembra que quando chegou na Agência do Trabalhador foram cerca de três meses para entender a função de cada servidor no local. E na diretoria de Indústria e Comércio ele já está nessa fase e fazendo um diagnóstico o local e suas necessidades para entender onde poderá melhorar e ter mais desempenho.
Ele citou grandes órgãos que estão dentro da pasta como a Sala do Empreendedor, uma das melhores do Estado do Paraná, e com grande potencial de alçar voos ainda maiores. Agora ele também é responsável pelos parques industriais e reforçou que as empresas precisam evoluir e contratar mais trabalhadores. “O Poder Público tem que ser essa ferramenta importante nesse processo, que não atrapalhe e que dê condições das empresas crescerem”.
O diretor de Indústria e Comércio pontuou que Toledo tem um diferencial em relação a outras cidades. “Os valores que fomos criados e a formação da cidade nesse sentimento compartilhado nos coloca em outro patamar. Desde a pandemia, onde outras cidades foram demitindo, nós fomos ao contrário, nós contratamos. Em 2021, o setor de Serviços ultrapassou a Indústria, fato que antes não era. O tripé econômico formado por Comércio, Indústria e Serviços manteve o município naquele momento, porque foi necessário pensar uma maneira diferente”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Na ocasião, ele citou também alguns planos a curto, médio e longo prazo para serem executados na diretoria. A preparação do Natal Encantado 2025 é uma das pautas a serem realizadas a curto prazo com grande equipe envolvida. O planejamento estratégico de 2026 é uma das ações a médio prazo que irá demandar mais trabalho e ações com diversos setores. E a longo prazo, Souza planeja em realizar ações de inovações no município para alcançar os pequenos e médios empresários.
Ele relembrou grandes trabalhados desenvolvidos na Agência do Trabalhador como o programa TooQualificado com mais de R$ 300 mil investidos em qualificação profissional com diversos cursos, mais de 65 cursos ofertados a população desde gastronomia a metal mecânica, alcançando as necessidades do mercado. Souza citou que foram mais de 1.300 pessoa que passaram por esse processo de qualificação. “Vamos fazer a mesma trilha para o empreendedor. Queremos preparar essa pessoa para vender, comprar, comercializar; que ele consiga entender os desafios que é empreender e que esteja mais preparado. O trabalhador está muito bem alinhado e o empreendedor nós vamos preparar essa trilha”, conclui.
Da Redação
TOLEDO