“Nossa prioridade é proteger a população”, enfatiza secretário de Segurança e Trânsito
 
							Estimated reading time: 5 minutos
O trabalho da Guarda Municipal de Toledo, as ações e as demandas do departamento foram citados no podcast ‘Algo a Mais’ com a editora-chefe Bruna Manfroi na última segunda-feira (11), O programa recebeu o secretário de Segurança e Trânsito Rogerio de Lima e o diretor de Segurança Ronaldo Vitalino Rodrigues para falar sobre as ações do primeiro semestre de 2025.
No programa eles comentaram que nesta gestão a Guarda Municipal tem trabalhado muito na formação do servidor. No primeiro semestre foram mais de 120 horas de formação com instrução de policiamento comunitário para se aproximar da população que tem as informações para ajudar a GM agir diretamente no problema. “Percebemos como tem avançado a Guarda Municipal através dos cursos e avançado com as atribuições com um trabalho bem interessante para a população”, citou Ronaldo.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O secretário falou também do aumento das ocorrências nos últimos meses em Toledo. Foram 8.920 só no primeiro semestre, uma média de 50 a 70 por dia. “Isso demonstra a proximidade da população, a confiança que as pessoas têm na GM”, complementa Rogério.
Ele enfatizou a importância da população ter em mente e também gravado no celular o número de atendimento da Guarda Municipal (153) para informar sobre ocorrências na cidade.
“É importante frisar que a Guarda Municipal é a polícia do Município. Nós fazemos todo o trabalho de atendimento policial, exceto o trabalho de investigação que é função da Polícia Civil. Mas o que cabe a nós relacionado a segurança a população pode ligar, como casos de perturbação de sossego, furto, roubo, entre outros casos, nós vamos atender de imediato a população”, salientou o secretário.
Durante o programa, Rogerio de Lima enfatizou que a integração entre as forças de segurança do município aumentou. “Nenhuma das instituições consegue acabar com a criminalidade sozinha. Prestamos apoio para outras polícias e trabalhamos juntos, inclusive nas muralhas digitais, que são as 800 câmeras de segurança espalhadas pela cidade onde as imagens são compartilhas entre as polícias Militar, Civil, Federal”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
ATUAÇÃO – O trabalho da Guarda Municipal de Toledo é bem amplo, com a finalidade de proporcionar mais segurança a população. As áreas de atuação são: Patrulha Maria da Penha, trânsito, defesa civil, engenharia de trânsito, segurança monitoramento de prédios públicos, transporte público, K9, entre outras. “E o que mais tem demandas são Maria da Penha, perturbação de sossego e acidentes de trânsito”, citou Ronaldo.
O secretário acrescentou que as demandas da Maria da Penha envolvem também as medidas protetivas que envolve o acompanhamento diário a 1.150 mulheres em Toledo. “Todos os dias nós ligamos e também fazemos visitas para acompanhar e garantir que quando essa mulher denunciar ela vai ter a proteção”.
AÇÕES – Em relação as ações no trânsito, o secretário falou também do trabalho da Coordenação de Educação para o Trânsito com atividades com as crianças nas escolas, dos atendimentos às empresas, os bloqueios educativos e as operações de fiscalização e orientação.
“O que mais preocupa a Guarda Municipal são as colisões no geral e, principalmente, é que a maioria está relacionada ao uso de celular. Mesmo durante as operações de fiscalização e educação as pessoas são flagradas com celular e acabam recebendo autos de infração”.
Outras operações realizadas pela Guarda Municipal foram a Operação Recomeço que visa atender a população em situação de rua oferecendo condições para refazer a vida com oportunidade de trabalho e tratamento, se necessário.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“A Operação é uma parceria com empresas para a pessoa reconstruir a vida, com clínica para tratamento, mas muitas pessoas não querem isso. Se quer trabalhar tem lugar, tem tratamento para dependência química, mas se não quer Toledo não é lugar de gente desocupada que vai ficar ameaçando os outros na rua. Aqui tem gente trabalhadora. Isso que queremos na cidade. E muitos acabam indo para outros espaços”, explicou o secretário de Segurança e Trânsito.
Outras operações realizadas no primeiro semestre foram a Operação Silêncio, focada na fiscalização das motocicletas com escapamento barulhentos. “Foram 36 motocicletas apreendidas com escapamento adulterado”. Operação Saturação, Operação Lei Seca e Operação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), de fiscalização dos estabelecimento também foram realizadas pela Guarda Municipal no primeiro semestre. “Nossa prioridade é proteger a população”, finaliza o secretário de Segurança e Trânsito Rogerio de Lima.
Da Redação
TOLEDO
