Câmara recebe iluminação laranja em apoio à campanha contra câncer de pele

4

A Câmara dos Deputados recebe iluminação laranja, nesta segunda-feira (24), em apoio ao “Mês de Conscientização de Combate ao Melanoma”, campanha que pretende estimular a população à prevenção e ao diagnóstico do tipo de câncer mais comum no país e no mundo. Embora o mês de dezembro marque mundialmente a conscientização sobre o câncer de pele, o melanoma é lembrado em data à parte, todo mês de maio, porque este tipo raro de câncer de pele é também uma das formas mais agressivas e potencialmente fatais da doença.

Câncer de pele

Há dois tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma. Ambos têm cura se descobertos logo no início.

O câncer de pele não melanoma é mais frequente e menos grave, mas pode causar deformações. Ele ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Apresenta-se sob a forma de manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, e também de feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

Já o melanoma é mais raro e pode levar à morte. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. O melanoma apresenta formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor, diâmetro superior a 6 mm e apresenta uma rápida evolução quanto ao tamanho, forma, cor ou espessura da mancha.

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele. Os fatores de risco são exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência; ter pele e olhos claros ou ser albino; ter histórico familiar ou pessoal da doença.

Maio Amarelo

A iluminação na cor amarela, alusiva ao “Maio Amarelo”, retorna na terça-feira (25) e se estende até o dia 31 de maio.

Da Assessoria