Deputado Cobra Repórter solicita medidas para facilitar a vida dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho

0 604

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, nesta segunda-feira (27), um requerimento, na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando providências urgentes para a implementação de cursos técnicos integrados dos projetos da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC) no período noturno e também a exclusão da exigência para a matrícula que o estudante esteja lotado em vaga de trabalho, disponibilizando-lhes melhores condições de profissionalização, trabalho e ensino. 

O requerimento foi endereçado à secretaria estadual de Educação, à secretária estadual do Trabalho, Qualificação e Renda e à secretaria estadual de Justiça e Cidadania. “Os estudantes que participam dos projetos de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC) no período da manhã estão sofrendo com a ausência do curso no período da noite! A problemática em questão ocorre quando os estudantes do curso técnico e médio do período da manhã são aprovados em vagas de trabalho e acabam vivenciando um verdadeiro dilema: sentindo-se pressionados a desistirem dos cursos, haja vista não haver aulas no período noturno, sob pena de perder a tão sonhada oportunidade de emprego”, explicou o deputado Cobra Repórter. 

De acordo com o requerimento, muitas instituições empregadoras, que ofertam as vagas de estágio ou de menor aprendiz, solicitam que os estudantes exerçam as atividades no trabalho pelo período da manhã e/ou à tarde. Esse fato ocasiona que os alunos abandonem os cursos ofertados pelos projetos de educação e profissionalização, migrando para o ensino médio noturno, pois os projetos que ministram cursos técnicos não possuem a opção para o período da noite. 

“O Estado do Paraná é referência em termos de empregabilidade, serviços de educação e proteção das garantias fundamentais e, para promovermos um maior aperfeiçoamento nessas questões, o Poder Público deve adotar uma maior abertura referente aos cursos técnicos da educação profissional, pois esses jovens estão buscando justamente ingressar no mercado de trabalho e assim também auxiliar suas famílias”, disse o deputado Cobra Repórter.

Da Comunicação Deputado Cobra Reporter

Deixe um comentário