Ratinho Jr recebe o título de Benfeitor do Oeste e destaca investimentos no PR

5

O governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o título de Benfeitor do Oeste durante o 15° Prêmio de Jornalismo da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), na noite de sexta-feira (5). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, estaduais e nacionais.

Conforme Ratinho Junior, o ato de governar uma média ou uma pequena cidade como um estado é desafiador. “Governo o Paraná na maior crise de pandemia de saúde nos últimos cem anos; nem a Segunda Guerra Mundial mexeu tanto com o mundo como a Covid-19”, afirma o governador ao complementar que a soma do Produto Interno Bruto (PIB) do Uruguai, Bolívia e Paraguai não totalizam o PIB do Paraná.

Na oportunidade, Ratinho Junior disse que governa diante da maior crise hídrica nos últimos 91 anos; já que essa calamidade tem duração de um ano e oito meses. “Tenho desafio de resolver o problema do pedágio, algo que começou em anos anteriores e no momento em que o mundo discute sustentabilidade, o Paraná é destaque mundial”.

Diante deste contexto, Ratinho Junior garante que o seu governo será de transformação. “Os projetos que não saíram do papel nos últimos anos foram reunidos e estamos agilizando as ações, como a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, acesso ao Trevo Cataratas, obras de pavimentação da Estrada Boiadeira e duplicações das rodovias até o Show Rural e do Contorno Oeste”.

Na ocasião, o governador cita as obras realizadas no aeroporto de Foz do Iguaçu e Cascavel e melhorias na Ferroeste. “O nosso objetivo é diminuir a máquina pública, planejar e resolver problemas históricos do Estado. O Paraná é destaque na geração de emprego, na Educação e nos demais setores. Essas conquistas são possíveis diante da união com os prefeitos, com os secretários e a sociedade em geral”, destaca Ratinho Junior.

Em seu pronunciamento, ele menciona que quando existe um ambiente de paz política, o empresário realiza investimentos, porque o desejo dele é gerar emprego e ganhar o seu dinheiro. “No futuro, o Paraná será o Canadá na América do Sul”.

INVESTIMENTOS – Antes de participar do Prêmio Amop na última sexta-feira, o governador do Paraná cumpriu agenda na região. Em Cascavel, a agenda específica foi na área de saúde. No município vizinho, ele fez a entrega de mais de 60 veículos para o atendimento da Saúde da Família na região. “Nós compramos 1,2 mil veículos à Saúde da Família, considerada a maior aquisição da história em saúde do Paraná. Nós atenderemos os 399 municípios com esses veículos e potencializaremos os atendimentos”.

Com a aquisição de cada veículo, Ratinho Junior pretende aproximar a saúde da população, em especial à Terceira Idade e quem apresenta sequelas da Covid-19. “Queremos melhorar a infraestrutura da saúde dos municípios”.

Ratinho Junior também anunciou um investimento histórico para Cascavel. O Governo do Estado vai investir R$ 9 milhões na área de saneamento básico. Com isso, Cascavel será a primeira cidade do Paraná a ter 100% de saneamento básico de coleta e tratamento de esgoto e será a segunda Brasil. “A primeira que conseguiu essa meta foi Piracicaba. Agora a segunda será Cascavel. O Paraná possui uma média de 83% de saneamento básico, enquanto que a média no Brasil é de 40%”.

PEDÁGIO – O Prêmio de Jornalismo Amop deste ano teve como tema “A luta do Oeste por um pedágio mais justo” e esse assunto também foi abordado com o governador. Ratinho Junior afirma que o Paraná vai ‘virar a página’ dessa concessão que prejudicou o Estado e a região Oeste. “São pedágios caros e com obras que não foram efetivadas. Não queremos mais essa concessão e colocamos um ponto final no pedágio de 25 anos que ‘assaltou’ o povo do Paraná. Começamos um novo projeto, o qual não poderia prejudicar o Estado. O resultado será um pedágio com em média 50% mais barato e com maior volume de obras da América Latina; com obras já sendo realizadas desde o início do novo contrato. Serão aproximadamente 1800 quilômetros de duplicações; mais de mil pontes viadutos e trincheiras e rodovias com wi-fi. Nós apresentamos o melhor projeto do Brasil e essa é uma conquista do povo do Paraná”.

Da Redação

TOLEDO