Políticas públicas para idosos são promovidas em Toledo

Estimated reading time: 5 minutos
Em Toledo, diversas políticas públicas são direcionadas à terceira idade,
refletindo uma atenção crescente à qualidade de vida, à saúde e ao bem-estar da população mais velha. Essas iniciativas vão além do cuidado básico e incluem programas de esporte e lazer, oficinas culturais, atividades de socialização e projetos voltados especificamente para pessoas da melhor idade. O objetivo é promover não apenas a saúde física, mas também o desenvolvimento social e emocional, garantindo que a maturidade seja vivida com autonomia, participação ativa e dignidade.
A secretária de Políticas para Infância, Juventude, Família e Desenvolvimento Humano de Toledo, Sheila Delava, reforça a importância desses cuidados. “Cuidamos com carinho das pessoas idosas de Toledo. Atuamos em parceria com outras secretarias, promovemos campanhas, encontros e momentos de orientação em grupo, sempre valorizando quem tanto já fez por nós”, compartilha.
“Junto com a Assistência Social e da Saúde, trabalhamos para organizar o fluxo de atendimentos, garantindo mais cuidado e atenção com cada idoso do município”, afirma, Sheila. Além disso, ainda em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a secretária da pasta esclarece que “estamos elaborando um plano de ação que integra o selo Toledo Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Esse plano será submetido à aprovação do Comitê Gestor, composto por representantes do poder público e da sociedade civil”, complementa.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
CERTI – O Centro de Ressocialização da Terceira Idade (Certi), oferece seus serviços na Vila Pioneira e no Jardim Coopagro. A coordenadora do Certi Pioneira, Zenna Santos, esclarece que “este espaço proporciona saúde, qualidade de vida, convivência e fortalecimento de vínculos. Aqui, cada idoso é visto de forma global e é inserido na atividade que mais se adequa às suas necessidades e condições, sejam em projetos de atividades físicas, cognitivas ou apenas sociais. Temos atendimentos realizados pela equipe da secretaria de saúde, como enfermagem, fisioterapia, atendimento odontológico e consultas médicas. Já os servidores da secretaria de assistência social são responsáveis pelos projetos de ginástica, ginástica especial, pilates, clube do livro, oficina da memória, grupos de saúde mental e atividades recreativas e culturais.
CENTRO DE TREINAMENTO DO IDOSO- O Centro de Treinamento do Idoso (CTI), oferece práticas esportivas gratuitas, oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer do município de Toledo. Seus esportes adaptados para pessoas acima de 55 anos incluem peteca, basquete relógio, handebol por zona, vôlei gigante, vôlei de praia e vôlei no escuro.
Os ganhos vão além das quadras. O treinador Lucas Brixner informa que “os idosos trabalham bastante os aspectos cognitivos e motores, como o equilíbrio, a tomada de decisão rápida e as forças dos membros superiores e inferiores. São várias coisas que auxiliam para si próprios no dia a da, além da prática esportiva oferecida aqui”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
COMPLEXO DO IDOSO – A Prefeitura de Toledo informa que está habilitada para receber o Complexo do Idoso. Ao todo, serão destinados R$ 7,5 milhões para a sua construção, uma estrutura que oferece piscinas, área de esportes, atendimento à saúde, entre outros.
“Estamos acompanhando e oferecendo suporte em todas as etapas do processo de habilitação e documentação do novo Complexo da Pessoa Idosas, que será instalado no Bairro Panorama. Enquanto Secretaria do Desenvolvimento Humano, compreendemos a importância de estar sempre próximos das demais secretarias. Acreditamos que a cooperação intersetorial é essencial para que possamos, juntos, promover políticas públicas eficazes e sustentáveis em prol das pessoas idosas do município”, pontua Sheila.
60+ CIDADANIA E PROTAGONISTA 60+ Estes programas foram sancionados pelo poder executivo do município. A prefeitura informa que “o programa atenderá pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades pedagógicas, socioeducativas e de convivência nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi). Cada turma poderá ter até 30 integrantes e carga anual de 80 horas, com ações voltadas à informação sobre direitos, saúde, cultura, lazer e cidadania”.
Outra lei sancionada foi a bolsa ‘Protagonista 60+’, onde até dez idosos selecionados que concluírem a formação poderão ser monitores do programa e, assim receber um benefício mensal de R$ 500,00. “O pagamento será realizado por até 11 meses ao ano, a partir de agosto de 2026, com possibilidade de renovação mediante avaliação da equipe técnica”, explica a prefeitura.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Prefeitura de Toledo