Ponte estaiada vai integrar eixos viários e transformar mobilidade urbana

Estimated reading time: 5 minutos

O município de Toledo terá uma ponte estaiada que promete transformar a mobilidade urbana e a paisagem da cidade. A estrutura ligará as rotatórias da avenida Maripá com a rua Primeiro de Maio e da avenida José João Muraro com a rua Cascavel, criando um novo eixo de integração viária.

A entrega oficial do projeto foi realizada no ano passado, ocasião em que o Governo do Estado repassou simbolicamente R$ 45 milhões ao Município. O cheque simbólico foi entregue pelo secretário estadual das Cidades Guto Silva. Na última terça-feira (10), ele retornou a Toledo para assinar o documento que viabiliza o desenvolvimento do projeto. “É uma ponte com a cara de Toledo”.

O secretário estadual das Cidades Guto Silva destaca a importância estratégica da obra para o desenvolvimento do município e do Paraná. Ele explica que a ponte representa um modelo de planejamento com foco no futuro e estabilidade. “Viemos celebrar o anúncio dessa ponte e assinar essa nova obra para Toledo. O Paraná caminha para frente e Toledo é o Brasil que queremos”.

EXPECTATIVA – Guto Silva revela que a expectativa é iniciar as obras antes do mês de junho deste ano. “A licitação tem um período formal, mas acredito que antes de junho já temos condições de iniciar essa ponte de integração da cidade. É um eixo de mobilidade, além de ser uma ponte linda, com um projeto realmente bonito, que vai mudar a dinâmica da cidade”, disse.

A nova estrutura deve reduzir o tempo de deslocamento, desafogar o trânsito e acompanhar o crescimento urbano do município. “Toledo cresce, se desenvolve e precisa dessa infraestrutura pesada para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completa.

OBRAS ESTRUTURANTES – Além da ponte estaiada, o secretário destaca que outro grande investimento em andamento é o Eixão, projeto que também deve ter avanços nos próximos 30 dias, com nova assinatura prevista em Toledo.

De acordo com Guto Silva, as duas obras são marcantes e fundamentais para o futuro do município. “São obras que falam com o futuro. É uma ponte com a cara de Toledo: progressista, bonita e de muito trabalho”.

Ele também ressalta a importância estética da obra, por estar localizada no miolo urbano da cidade, além de seu impacto funcional.

Na oportunidade, o secretário contextualiza a obra dentro do crescimento econômico do Paraná e, especialmente, da região Oeste. Guto Silva esclarece que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado deve chegar a R$ 800 bilhões ao final do ano, o dobro do registrado há oito anos, no início do governo Ratinho Junior.

“A região Oeste cresceu acima da média do Paraná. Isso significa mais gente chegando, mais emprego e renda, mas também mais desafios. As cidades-polo precisam de mais contornos, mais trincheiras e mais infraestrutura”, explica.

Nesse cenário, a ponte estaiada cumpre o papel de integrar regiões da cidade, reduzir o tempo de deslocamento e preparar Toledo para o futuro, atendendo à demanda crescente por serviços, mobilidade e qualidade de vida.

BENEFÍCIOS – Guto Silva enfatiza o grande volume de projetos em andamento na Secretaria, envolvendo obras urbanas, estradas rurais, investimentos em turismo e outros setores.

Para ele, a agilidade na elaboração dos projetos por parte das prefeituras é essencial para garantir rapidez na execução das obras. “Ter um bom projeto e velocidade na tramitação é garantia de obra rápida. Aqui, em Toledo, o processo foi muito ágil, e quem ganha é a população, com obras que melhoram a qualidade de vida”.

Além da ponte estaiada, Toledo recebe investimentos em recape asfáltico, asfalto novo e estradas rurais, com recursos de diferentes secretarias estaduais.

O secretário ainda comenta que a nova ponte poderá se tornar um atrativo turístico. “Essa obra tem muito a ver com o turismo paranaense. Vai ser tão bonita que pode se transformar em um ponto turístico da cidade”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.