Ponte sobre o Rio Xambrê, entre Iporã e Altônia, recebe melhorias estruturais

0 114

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza uma obra de manutenção na ponte sobre o Rio Xambrê, na PR-490, em Iporã, região Noroeste. O trecho, que faz ligação com o município de Altônia, conta com um conjunto semafórico para fazer operação pare-e-siga, enquanto são realizadas intervenções em uma das faixas de cada vez, garantindo que o tráfego não seja interrompido durante a obra.

A manutenção está incluída em um contrato para atender 10 obras de arte especiais (OAE) do Escritório Regional Entre Rios, que integra a Superintendência Regional Noroeste do DER/PR. É um investimento de R$ 5.556.065,69 para atender 10 estruturas em rodovias da região, incluindo pontes, galerias e passa-gados.

Para a ponte sobre o Rio Xambrê está previsto um investimento de cerca de R$ 340 mil, prevendo reparo e recuperação das superfícies avariadas de concreto, recomposição e desobstrução de dispositivos de drenagem existentes e instalação de novos, limpeza da estrutura e pintura com nata de cimento, execução de novas lajes de transferência, recomposição de erosão nos aterros de acesso (cabeceiras) e execução de reforço estrutural, e nova sinalização horizontal e vertical, entre outros.

Esta ponte tem 45,3 metros de comprimento e 8 metros de largura, sendo duas pistas de 3,3 metros cada, e barreiras de concreto de 40 centímetros nas laterais.

Confira a lista completa das obras de arte especiais atendidas neste contrato do DER/PR:

Escritório Regional Entre Rios

Ponte Rio Tapiracuí, na PR-082, no limite entre Cidade Gaúcha e Nova Olímpia

Ponte Rio do Índio, na PR-323, no limite entre Cianorte e Tuneiras do Oeste

Ponte Rio Piquiri, na PR-486, no limite entre Cianorte e Brasilândia do Sul

Ponte Rio Xambrê, na PR-490, em Iporã

Ponte Rio Jequitibá, na PR-587, no limite entre Esperança Nova e São Jorge do Patrocínio

Ponte Rio Piava, na PR-680, em Maria Helena

Passa Gado, na km 243,94 PR-323, em Tapejara

Galeria km 296,57, na PR-323, em Umuarama

Galeria km 67,51, na PR-490, em Altônia

Passa Gado km 519,79, na PRC-272, em Francisco Alves.

Deixe um comentário