Festa Nacional do Porco no Rolete é lançada oficialmente

Estimated reading time: 5 minutos

A Festa Nacional do Porco no Rolete é um dos símbolos culturais e gastronômicos de Toledo e integra o calendário turístico e gastronômico do Paraná. Neste ano, acontece a 52ª edição. O lançamento oficial da Festa ocorreu, na noite da última sexta-feira (15), no Clube Caça e Pesca e contou com a presença de autoridades, patrocinadores e convidados.

A 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete acontece no dia 14 de setembro. O evento já é tradicional e tem a expectativa de atrair mais de 25 mil participantes. A estrutura conta com aproximadamente 130 estandes e um restaurante oficial.

“É uma satisfação enorme poder contar com o poder público municipal, com o Governo do Estado, com a iniciativa privada”, cita o presidente do Clube Caça e Pesca, Luiz Carlos Brixner. “É uma responsabilidade enorme cuidarmos da maior festa gastronômica a base de carne suína do Brasil. São mais de 300 suínos, mais de dez toneladas de carne, não tem como não ser um grandioso evento”.

Brixner afirma que é possível dizer que a Festa se torna até internacional, pois existem registros de visitantes dos países vizinhos que vem prestigiar o prato típico de Toledo. Ele pontua que já a organização já tem confirmada a presença de grupos do estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

REPRESENTATIVIDADE – “O Clube Caça e Pesca é quem organiza e realiza essa Festa, mas ela é um ícone do município, é o que leva o nome do município aos ‘quatro cantos’ do Brasil. Sabemos da importância e da representativa que ela, por isso, cada edição é trabalhada com carinho, com empenho, com comprometimento para levarmos ao público algo de qualidade”, destaca.

“A Festa é uma grande referência da nossa produção de proteína, da nossa gastronomia, do acolhimento e da integração que Toledo proporciona”, enaltece o prefeito de Toledo, Mario Costenaro. “O Clube Caça e Pesca faz algo espetacular há 52 anos. Ele promove uma Festa que é referência nacional, que leva o nome de Toledo para todo o país e fortalecendo a nossa cultura local. E mais do que isso, agregando e trazendo outras culturas aqui também”.

IMPACTOS DA FESTA – Para o deputado federal, Dilceu Sperafico, a Festa do Porco no Rolete reforça o impacto que a festividade tem na produtividade do município. “Em Toledo, temos como uma das principais economias a produção da carne suína. A Festa deixa o município ainda mais conhecido no cenário nacional, além disso, incentiva o consumo da carne suína”.

O secretário de Turismo do Paraná, Leonardo Paranhos, enfatiza que o evento é uma marca do município. “Sabemos como é difícil construir marcas. Eu preciso de uma persistência, eu preciso muito cuidado, muito zelo. É preciso estar sempre inovando e a Festa do Porco do Rolete é isso. Vamos que ela está ainda melhor, cada vez mais. Estou presente no lançamento, evidentemente, na condição de secretário de Turismo, porque a gastronomia faz parte do turismo. Recebemos aqui em Toledo visitantes de outras cidades, de outros estados e até de outros países, de fato, é para nós uma marca importante que a gente quer estar sempre presente”.

MELHORIAS – Os preparativos para cada edição iniciam com antecedência. O coordenador da Festa do Porco no Rolete, Jair Pagnussat, explica que para melhor atender ao público, ocorrem as avaliações de cada evento e depois disso são colocadas em práticas ações de melhorias.

“Foram feitos investimentos no Clube Caça e Pesca, por exemplo, melhorias nos acessos a área da festa: melhoramos o acesso ao parque pela Lactobom e também a entrada principal do Clube”, comenta ao enfatizar o apoio que a festa tem recebido do setores públicos e privados e dos patrocinadores.

A FESTA – Os interessados em participar da 52ª edição podem adquirir ingressos antecipados ou no local no valor de R$ 80,00. O estacionamento é gratuito, a entrada pela portaria terá o custo de R$ 10,00 – sendo que parte da arrecadação será destinada ao Projeto Pequeno Amor.

Tradicionalmente acontecerá o concurso do melhor porco assado e do melhor recheio. As apresentações culturais devem ocorrer em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula, também devem ocorrer shows com artistas locais, além do show nacional da dupla Adson e Alana.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.