Portos do Paraná batem recorde com 22,8 mi de toneladas em 2025

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A movimentação geral dos portos paranaenses entre janeiro e abril de 2025 foi de 22.837.680 toneladas, número 6,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, que somou 21.377.501 toneladas. O volume aponta para uma sequência de bom desempenho após um ano com o maior volume de exportações e importações da história.

A soja em grão apresentou o maior volume exportado, com 5.495.034 toneladas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024 (4.985.019 toneladas). O farelo de soja também apresentou um aumento expressivo no período, saindo de 1.986.107 toneladas em 2024 para 2.407.836 toneladas em 2025 — um crescimento de 21%.

No sentido importação, o destaque vai para os fertilizantes, que alcançaram a marca de 3.395.960 toneladas movimentadas nos portos paranaenses entre janeiro e abril deste ano. O volume está 7% acima do mesmo período do ano passado, quando foram registradas 3.179.252 toneladas do produto.

“O crescimento constante dos portos paranaenses nos últimos anos é resultado da atuação rigorosa da equipe técnica, tanto na logística quanto em todo o processo operacional”, pontuou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

RECORDE DE CAMINHÕES – Devido à alta demanda por soja e farelo, a movimentação de veículos bateu recorde histórico no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá no mesmo período. De janeiro a abril deste ano, 181.651 caminhões passaram pela triagem, superando o recorde anterior registrado no mesmo período de 2020, com 175.280 veículos.

Focado no recebimento de granéis sólidos vegetais, o pátio recebeu, majoritariamente, cargas de grãos de soja (5.495.034 toneladas) e farelo de soja (2.407.836 toneladas) nos quatro primeiros meses do ano. A maior parte dessas cargas veio dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

“Temos um rigoroso sistema de análise que garante aos clientes o recebimento de produtos livres de materiais contaminantes, o que aumenta o interesse internacional pelos nossos produtos”, afirmou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

O Pátio de Triagem tem como objetivos principais retirar o excesso de veículos das vias de acesso ao porto e avaliar a qualidade das cargas a serem exportadas. A estrutura também é responsável pelo agendamento de dia e horário de entrada de cada caminhão, evitando filas na BR-277.

CONTÊINERES – A movimentação de contêineres também aparece bem. A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, localizado dentro da estrutura portuária administrada pela Portos do Paraná, foi, pelo segundo ano consecutivo, o terminal da região Sul que mais movimentou contêineres no primeiro trimestre do ano. 

Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), somando operações de exportação, importação e transbordo, a TCP atingiu a marca de 372.446 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, recorde para o primeiro trimestre e que representa um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além do grande fluxo de porta-contêineres, a expectativa para 2025 é de aumento na movimentação por conta do aumento de calado – profundidade entre a parte mais baixa de uma embarcação até a linha da água – que passou de 12,10 metros para 12,80 metros a maré zero. As obras são fruto de investimento da Portos do Paraná. Com 70 centímetros adicionais de profundidade, navios que atracam e partem do cais da TCP podem transportar 560 TEUs adicionais por viagem.

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