Revitalização de vias em Antonina começa com investimento de R$ 18 mi

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As obras de revitalização de 4,6 quilômetros das principais vias de Antonina, no Litoral, começaram nesta segunda-feira (7). As intervenções da Portos do Paraná abrangem a Avenida Conde Matarazzo e a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca, com conclusão prevista até abril de 2026. O investimento de R$ 18,4 milhões contempla, além da nova pavimentação em concreto, a instalação de calçadas para pedestres, ciclovia, pontos de ônibus, sinalização viária e melhorias no sistema de drenagem.
“A obra atende a um anseio antigo da população, trazendo mais segurança para todos que utilizam as vias”, afirma o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo. A fiscalização da obra será feita de forma conjunta pela Portos do Paraná, Prefeitura de Antonina e uma empresa terceirizada contratada para dar suporte à atividade.
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Segundo o diretor, o uso do concreto foi a solução mais adequada para o tráfego intenso de caminhões com destino ao Porto de Antonina. “É um material que oferece maior durabilidade e segurança em comparação ao asfalto e demanda menor custo de manutenção”, disse.
Para minimizar os impactos aos moradores e usuários das vias, os trabalhos serão realizados com desvios temporários e alterações no fluxo de veículos, incluindo a adoção do sistema do sistema “pare-e-siga”.
A Prefeitura de Antonina foi responsável pela elaboração do projeto e acompanhou as sondagens do solo feitas pela empresa contratada. A avaliação geotécnica, realizada no início do ano, teve o objetivo de garantir a qualidade da pavimentação e orientar a escolha dos materiais e técnicas mais adequadas para a execução da obra.
PORTO EM CRESCIMENTO – Em 2024, o Porto de Antonina movimentou 1,9 milhão de toneladas de cargas, entre açúcar ensacado e a granel, fertilizantes e outros produtos. O volume representa um crescimento de 47% em relação a 2023, quando foram movimentadas 1,3 milhão de toneladas. Atualmente, o Porto de Antonina é um dos terminais administrados pela empresa pública Portos do Paraná, que possui a segunda maior movimentação portuária do Brasil e é pentacampeã em melhor gestão portuária do País, segundo avaliação do governo federal.
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