Poty, João Carlos Martins, Nando Reis e Abril Indígena são os destaques da agenda cultural

0 70

A agenda cultural da semana tem atrações diversificada para público de todas as idades. Com ingressos esgotados, o clássico “O Lago dos Cisnes” leva ao Guairão a bailarina carioca Ana Botafogo e outros talentos para uma apresentação comemorativa aos 331 anos de Curitiba.

O auditório também recebe na manhã deste domingo (14) o maestro e pianista João Carlos Martins, ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná, e o ex-titã Nando Reis, no show “Voz e Violão”.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) apresenta uma agenda para todos os públicos. Além dos eventos tradicionais, como o Sábado Lúdico para crianças e a Roda de Leitura 60+ voltada para a saúde socioemocional, a BPP terá o lançamento do livro “Maria Nicolas: além do bê-a-bá”.

No Museu Paranaense (MUPA), as ações do Abril Indígena continuam com várias atividades, incluindo como destaque o lançamento online do catálogo da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, um tributo à fotógrafa e ativista que dedicou sua vida ao povo indígena Yanomami.

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) abre a curadoria questionadora da pintora Uiara Bartira com a exposição “Eu e o Mundo”, explorando a dualidade dos gêneros na arte contemporânea, por meio de afrescos pintados por artistas mulheres.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – No sábado, dia 13, às 9h, o Hall Térreo da BPP recebe o lançamento do livro “Maria Nicolas: além do bê-a-bá”, da autora Silvana Schuindt.

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. É neste sábado, dia 13, das 10h às 12h, na Gibiteca/Multimeios.

Roda de Leitura 60+ – Encontro quinzenal de leitura e discussão de obras da literatura mundial e das ciências que favoreçam a saúde socioemocional das pessoas. A próxima sessão é na segunda-feira, dia 15, às 15h, na Sala de Reuniões do 2º andar.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 15, é o conto “Geografia”, de Mario Benedetti, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro acontece no dia 18 de abril, na sala Coworking da Biblioteca.

Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca.

Seção Braille – Escreva Seu Nome em Braille – O evento promovido pela BPP em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille foi um sucesso e, por isso, ele será estendido. Na sexta-feira (12), das 9h às 11h e das 13h às 16h, as atividades acontecem no Hall Térreo; já no sábado (13), das 9h às 12h, o espaço é a Seção Braille.

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões de exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis: 

“G.I. Joe – A Origem do Cobra” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Bolt Supercão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Além da Escuridão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h36.

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira.  O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná 

“Projetos Impossíveis” – Na próxima quarta-feira (17), o MAC Paraná promove uma oficina artística com entrada gratuita. O evento, parte do projeto Sala Aberta, chama-se “Projetos Impossíveis” e é organizado pelo Coletivo Brutas. Temporariamente ocupando parte do MON, o MAC Paraná realizará a oficina na Sala 9, das 14h às 16h.

Durante a oficina, os participantes serão incentivados a soltar a imaginação, idealizando situações, obras ou instalações que desejam ver expostas em um museu. “Projetos Impossíveis” visa explorar ideias audaciosas e inovadoras, desafiando os limites do que é comumente aceito como possível no contexto artístico e museológico.

A Sala Aberta é uma iniciativa do MAC Paraná que cria um espaço para situações artísticas, com uma programação que abrange os próximos três meses. As Brutas ocupam a Sala Aberta durante o mês de abril, seguidas por Rimon Guimarães em maio e Nicholas Steinmetz em junho. Saiba mais no site oficial do MAC Paraná.

Museu Casa Alfredo Andersen 

“Eu e o Mundo” – Na próxima quinta (18) o museu abre “Eu e o Mundo”, a exposição de afrescos pintados por 12 artistas mulheres que refletem a questão: “como sou e como sinto o masculino que há em mim?”.

Guiadas pela artista plástica e professora Uiara Bartira, que assina a curadoria, as artistas Adriana Vintem, Angela Muggiati, Daniela Veronesi, Francinete Alberton, Loirí Vechio, Marli Thomaz, Nelma Takeuti, Silvia Serbena e VeraLu acolhem em suas obras as questões atuais de gênero na arte, encontrando outras dualidades temáticas como matéria e espírito; corpo e alma; individualismo e sociedade; liberdade e aceitação, entre outros.

Museu Oscar Niemeyer 

Fotografia para jovens autistas – No sábado (13), das 9h30 às 11h30, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril, será realizada uma expedição fotográfica para jovens autistas, a partir de 14 anos. Na oficina, os jovens são convidados a explorar o potencial fotográfico dos espaços internos do museu por meio da câmera de seu celular, ou qualquer outra.

Também serão mostradas técnicas básicas de composição fotográfica, referências e inspirações, além de serem distribuídos kits com filtros, lentes e propostas fotográficas que incentivam o olhar sensível para a fotografia. Interessados podem se inscrever AQUI

100 anos de Poty – Já está em cartaz a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” que comemora o centenário de Poty Lazzarotto e a importância do artista para a identidade cultural do Paraná. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao museu, em 2022, e estará disponível ao público na Sala 6.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Música brasileira – Nesta quarta (17), às 18h, o museu recebe um repertório instrumental de música brasileira no projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais. Em parceria com o curso de Música da Unespar, o projeto visa música gratuita toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita para todos os públicos.

Museu Paranaense 

Dia dos Povos Indígenas – Para marcar a data celebrada em 19 de abril, o MUPA lança o catálogo online da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, que esteve em cartaz de agosto a dezembro de 2023. Além da disponibilização para acesso gratuito no site do museu, será aberto um formulário pelo Instagram do MUPA, no dia 19 de abril, para o envio de 15 exemplares do catálogo físico para as primeiras pessoas que o preencherem.

O catálogo é um recorte da longa trajetória da fotógrafa e ativista Claudia Andujar junto ao povo indígena Yanomami, apresentado na exposição, com trabalhos realizados ao longo das décadas de 1970 e 1980, de coleções importantes da carreira da fotógrafa.

Mesa de conversa com o povo Kariri-Xocó – Na quinta (18), a partir das 14h30, acontece uma roda de conversa sobre cultura indígena com o Grupo Nhinkandeá, do povo Kariri-Xocó, localizado no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas. O grupo vai apresentar ainda cantos e danças próprias de sua cultura. Programação aberta ao público, não requer inscrição.

Visitas mediadas – Além da programação aberta ao público, dos dias 16 a 19 vão ocorrer visitas mediadas com ação educativa na exposição “Mejtere: histórias recontadas”, um projeto de curadoria compartilhada da instituição com estudantes indígenas. A ação é voltada exclusivamente para o público escolar, que marcou as visitas pelo calendário trimestral do MUPA de agendamento para visitação em grupos.

Ação: deriva, desvio, imaginação: construção coletiva de cartografias ficcionais – Neste fim de semana, a dupla paulistana Caçamba Gráfica, formada por Lucas Gaspar e Sebastião Oliveira Neto, propõe uma perambulação pelo entorno do museu a partir de coordenadas predefinidas, e uma experimentação gráfica com o vocabulário comum partilhado e vestígios recolhidos na primeira atividade.

Datas: 12 e 13 de abril, das 13h às 17h, e dia 14, das 10h às 12h. Vagas ocupadas.

Centro Cultural Teatro Guaíra 

Guairão

Sinfonia Rock | Iron Maden on Stage – O espetáculo será conduzido pela Orquestra Sinfônica do Paraná e conta com a participação da banda Made in CWB, numa performance inovadora e empolgante no dia 12 de abril, às 21h, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, a partir de R$ 60.

Orquestra Sinfônica do Paraná recebe João Carlos Martins – Com ingressos já esgotados, o maestro e pianista João Carlos Martins se apresenta no palco do Guairão no domingo (14), às 10h30. O artista é reconhecido internacionalmente como o maior intérprete do compositor clássico Johann Sebastian Bach.

“Nando Reis – Voz e Violão” – O show “Voz e Violão” traz uma atmosfera intimista, em que Nando Reis apresenta as canções da forma em que foram concebidas. O artista se apresenta no dia 14 de abril, às 18h30, para única apresentação no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo Disk Ingressos e custam a partir de R$ 90,00 (meia-entrada)

“O Lago dos Cisnes” – A produção que comemora o aniversário de 331 anos da capital paranaense é da Curitiba Cia de Dança. O espetáculo contará com a participação especial de Ana Botafogo e dos convidados Cícero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação acontece nos dias 17 e 18 de abril, e já está com ingressos esgotados.

Guairinha

“O Profeta” – Espetáculo de sucesso de público, “O Profeta”, inspirado no livro de mesmo nome e um dos mais lidos do mundo, do autor Gibran Khalil Gibran, chega à capital paranaense com apresentações de 18 a 21 de abril, no Guairinha. O enredo traz temas como amor, filhos, trabalho, alegria, tristeza e morte, em sua releitura filosófica com 12 ensaios poéticos. Os ingressos estão disponíveis pelo Disk Ingressos com valores a partir de R$ 50 (meia-entrada). 

Miniauditório

“As Mulheres da Rua 23” – De 12 a 28 de abril. A peça tem influência do Teatro do Absurdo e conta com humor a história de duas amigas que se encontram todos os dias para contar casos e acontecimentos de suas vidas. Denominado “Rua 23”, o lugar apresenta uma atmosfera misteriosa, que vai sendo desvendada pelas personagens ao longo da trama. Os ingressos têm valor único de R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), e estão disponíveis pelo Ticket Fácil 

Teatro José Maria Santos

“O Bom Crioulo” – O espetáculo “O Bom Crioulo” aborda racismo, homofobia e amor no Teatro José Maria Santos, de 10 a 28 de abril. Os ingressos são gratuitos, mas exigem a reserva pelo Sympla.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

Municípios que exibirão “Brichos 2″ às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3″ às 20h

São João – Sexta (12). Local: Calçadão da Praça Central

Verê – Sábado (13). Local: Praça Pioneiro Antônio Perardt

Itapejara d’Oeste – Domingo (14). Local: Praça da Rodoviária

Mariópolis – Terça (16). Local: Parque de Eventos Arnaldo Weiss 

Manfrinópolis – Quarta (17). Local: Pátio da Capela São Cristóvão

Salgado Filho – Quinta (18). Local: Bosque Municipal Arnaldo Busato

Barracão – Sexta (19). Local: Rua Pedro Poleto, 132 – 330

Municípios que exibirão  “As Aventuras do Avião Vermelho” às 19h, e “O Palhaço” às 21h

Nova Santa Bárbara – Terça (16). Local: Praça Central 

Assaí  – Quarta (17). Local: Centro de Eventos – Rua Peru, 540

Barra do Jacaré – Quinta (18). Local: Praça Pioneiro Antônio Perardt

Carlópolis – Sexta (19). Local: Praça Leovegildo Salles – Rua Benedito Salles

Endereços dos espaços culturais:

Museu do Expedicionário  

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba                                                                                                                                                                                                            

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Deixe um comentário