Poupatempo inicia fase de testes em Cascavel; Paraná já tem nove unidades
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O ritmo de abertura de novas unidades do Poupatempo segue acelerado no Paraná. Nesta sexta-feira (28) foi a vez da cidade de Cascavel iniciar o período de testes do novo espaço do programa que reúne em um só local os principais serviços públicos estaduais. O posto fica no Cascavel JL Shopping, no piso L3 (antigo G1), com uma equipe de 30 funcionários. Na segunda-feira (24) foi aberta a fase de testes nas cidades de Foz do Iguaçu e Araucária.
Nos três postos, os atendimentos são feitos mediante agendamento prévio pelo site, pelo aplicativo Poupatempo Paraná ou nos totens disponíveis nas próprias unidades. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
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Em Foz do Iguaçu, o espaço funciona no Cataratas JL Shopping, no estacionamento G3. O acesso a pé é pelo piso L1, na Avenida Paraná, enquanto quem chegar de carro deverá utilizar a entrada pela Avenida Costa e Silva, com acesso direto ao estacionamento G3. A unidade conta com 28 colaboradores para atender a população. Já na cidade de Araucária, o posto opera na rua São Vicente de Paulo, 205, no centro da cidade. A inauguração oficial está marcada para a próxima terça-feira (2).
A TODO VAPOR – Além das três novas unidades que estão em período de testes, seis já foram inauguradas – duas na Capital e uma nas cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Desde o início do funcionamento da primeira unidade, em 2 de outubro de 2025, o Poupatempo Paraná soma mais de 45 mil atendimentos em todo o Estado.
Em Curitiba, o Poupatempo Paraná do Shopping Estação acumula 16.246, além de 688 atendimentos na unidade digital – espaço de atendimento com teleatendentes que, muitas vezes, resolve a solicitação do usuário sem a necessidade de atendimentos nos guichês.
Em Londrina, as equipes já realizaram 12.113 atendimentos desde 24 de outubro. Já em Ponta Grossa, instalada no Shopping Palladium e ativa desde 30 de outubro, foram 5.240 atendimentos. Em São José dos Pinhais, no Shopping São José, são 5.224 atendimentos desde o dia 3 de novembro. A capital também conta com a unidade Curitiba Pinheirinho, que já contabiliza 3.473 atendimentos.
De forma emergencial, o Governo do Estado instalou ainda um Poupatempo Paraná itinerante em Rio Bonito do Iguaçu para atender a população atingida pelo tornado registrado em 7 de novembro. Em operação desde o dia 11 daquele mês, a unidade já realizou 353 atendimentos, garantindo a emissão de segunda via de documentos, comprovantes de residência e outros registros essenciais para que as famílias possam acessar os auxílios estaduais durante o processo de reconstrução.
O programa prevê a instalação de 20 unidades em todas as regiões do Estado até março do ano que vem. A meta é realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, oferecendo aos cidadãos mais agilidade, integração e comodidade no acesso aos serviços públicos.
SERVIÇOS OFERTADOS – As unidades oferecem mais de 240 serviços presenciais e digitais de órgãos estaduais e empresas públicas, reunidos em um único espaço para facilitar a vida do cidadão. Embora a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade seja o serviço mais procurado, o Poupatempo Paraná disponibiliza uma ampla oferta de atendimentos.
Entre eles estão serviços da Copel, como solicitação de nova ligação de energia, mudança de titularidade, segunda via da fatura e atualização cadastral; e da Sanepar, como pedido de ligação de água e esgoto, verificação de consumo, emissão de faturas e cadastro na Tarifa Social.
A Cohapar oferece atualização de cadastro de mutuários, consulta de inscrição em programas habitacionais e informações sobre o programa Casa Fácil Paraná. No Detran-PR, é possível emitir ou renovar a CNH, fazer transferência de veículos, pagar taxas e multas, além de solicitar o parcelamento do IPVA.
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Na área da educação, os pais poderão efetivar matrículas em colégios estaduais, solicitar histórico escolar, diploma e transferência. A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda também estará presente com serviços como encaminhamento ao seguro-desemprego, consulta de vagas e emissão da Carteira de Trabalho Digital.
Outros órgãos disponíveis incluem o Instituto de Identificação, o Procon-PR, a Receita Estadual, a Paranaprevidência e o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná, ampliando ainda mais o acesso da população a serviços essenciais em um único local.