Poupatempo Paraná abre em outubro com mais de 100 serviços para população

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A partir de outubro, começam a funcionar as primeiras unidades do Poupatempo Paraná. O novo modelo de atendimento idealizado pelo Governo do Estado reúne, em um só lugar, serviços de diversos órgãos estaduais para oferecer mais praticidade, agilidade e conforto à população das maiores cidades paranaenses.
As unidades prestarão atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os espaços possuem estruturas padronizadas e acessíveis, que incluem áreas de espera, atendimento e estacionamento, além de uma arquitetura focada no conforto dos cidadãos e na agilidade aos serviços prestados.
Entre os mais de 100 serviços disponíveis à população paranaense, estão a emissão da nova Carteira de Identidade e atendimentos relacionados a veículos e habilitação do Detran-PR. Pessoas interessadas em adquirir imóveis com vantagens do programa Casa Fácil Paraná também poderão efetuar cadastro nas centrais de atendimento, enquanto aquelas que já possuem financiamento a Cohapar poderão consultar dívidas e emitir faturas.
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Haverá serviços da Copel, como a emissão de segunda via de contas de energia, pedidos de desligamento ou religamento de unidades consumidoras e de atualização cadastral. A população também poderá solicitar a emissão de segunda via de faturas de água da Sanepar, pedir ligações ou desligamentos de ramais e registrar pedidos de reparos na rede.
O Poupatempo Paraná oferecerá ainda encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador. Por fim, também será possível resolver pendências relacionadas às secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda, bem como de outros órgãos estaduais, como a Jucepar.
AGENDAMENTO PRÉVIO – Para obter atendimento, a orientação aos cidadãos é efetuar um agendamento prévio. Isso poderá ser feito por um portal ou aplicativo, que estará disponível para aparelhos celulares com sistemas Android e IOS.
Também será possível agendar diretamente nos totens de autoatendimento instalados dentro das unidades. Em algumas delas, os totens funcionarão em horário estendido para acesso a serviços digitais, incluindo o agendamento para atendimento presencial.
O cidadão poderá escolher a forma de atendimento que mais lhe convém. No modelo presencial, ele agenda pelo portal ou aplicativo, comparece à unidade e é direcionado ao guichê após uma triagem inicial. Outra opção é a videochamada, em que o atendimento ocorre de forma remota, em dia e horário marcados, sem a necessidade de deslocamento. Já quem preferir pode acessar serviços digitais pelo portal, aplicativo ou totens de autoatendimento.
LOCAIS – As cidades que recebem as primeiras unidades foram escolhidas com base em critérios de acessibilidade e em regiões que concentram grande fluxo populacional. O objetivo é garantir um padrão de qualidade em todas as regiões do Estado, com estruturas modernas, áreas de espera, estacionamento e diretrizes de acessibilidade.
Todas as datas de abertura serão informadas em breve, assim como os endereços dos espaços de Guarapuava, Colombo, Paranaguá, Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo e Arapongas.
Confira o endereço das primeiras unidades anunciadas:
Curitiba: Centro: Av. 7 de Setembro, 2775 – Shopping Estação / Pinheirinho: BR 116, 16303 – Park Shopping Boulevard / Boa Vista: Av. Paraná, 2272
Londrina: Av. Theodoro Victorelli, 150 – Boulevard Shopping Londrina
Maringá: Av. Tuiuti, 710 – Vila Morangueira – Shopping Cidade Maringá
Ponta Grossa: Rua Hermelino de Leão, 703 – Palladium Shopping PG
São José dos Pinhais: Rua Dona Izabel a Redendora, 1434 – Shopping São José
Foz do Iguaçu: Av. Costa e Silva, 185 – Cataratas JL Shopping
Cascavel: Av. Toledo, 432 – Cascavel JL Shopping
Umuarama: Av. Paraná, 8455 – Palladium Shopping Umuarama
Apucarana: Rua Nagib Daher, 43 – Centro
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EFICIÊNCIA – O contrato assinado entre o Governo do Estado e o Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, prevê cerca de 7 milhões de atendimentos por ano nas 20 unidades espalhadas pelo Estado – uma média de 27 mil por dia. A escolha da contratada foi feita via licitação pelo critério de menor preço e comprovação de capacidade técnica para a execução dos serviços.
O documento firmado prevê um investimento de R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos, com uma média de R$ 27,07 de custo por atendimento, o que significa uma redução de quase 70% no valor custeado hoje pelo governo estadual atualmente. Com a mudança, a economia pode ultrapassar os R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.