Lazer para todos: Praia Acessível faz 250 atendimentos na primeira semana

Estimated reading time: 5 minutos

O programa Praia Acessível iniciou a temporada 2025/2026 com resultados expressivos. Apenas na primeira semana de funcionamento, foram registrados 250 atendimentos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em pontos do Litoral e do Interior do Paraná. Coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com a Sanepar e a Secretaria do Esporte, a iniciativa integra o Verão Maior Paraná e garante o acesso seguro ao lazer, possibilitando banhos de mar, passeios na areia e experiências em áreas de água doce.

Nesta edição, o programa conta com uma estrutura ampliada, incluindo 11 cadeiras anfíbias, duas a mais que na temporada anterior. Os equipamentos estão distribuídos em postos de atendimento no Litoral, na Costa Noroeste e na Costa Oeste do Estado. “O desempenho da primeira semana reforça a expectativa de crescimento mínimo de 20% no total de atendimentos ao longo de toda a temporada”, lembrou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

No Litoral paranaense, o Praia Acessível atende nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Já nas regiões de água doce, a ação ocorre em Marilena (Porto Maringá) e São Pedro do Paraná (Porto São José), na Costa Noroeste, além de Marechal Cândido Rondon, na Costa Oeste, no ponto fixo da Praia de Porto Mendes. Nesta última localidade, o atendimento é com agendamento prévio.

No Litoral, a população aprovou a nova temporada do programa. “A gente precisa aproveitar, porque não é sempre que surge uma oportunidade como essa. Com certeza, no ano que vem eu vou dar um jeito de voltar”, afirmou a aposentada Tereza Maria Santin, de 84 anos, moradora de Curitiba.

“Meu tio me trouxe para que eu pudesse entrar na água com a ajuda dessa equipe maravilhosa. Eu ficaria o dia inteiro aqui, sentado na água. Sou muito grato pela atenção de todos e indico para todo mundo”, concordou Valdir Alves dos Santos, de 58 anos, também da Capital.

O bom início da temporada 2025/2026 segue a tendência de crescimento observada nos anos anteriores. Ao longo de toda a temporada 2024/2025, o programa realizou 1.108 atendimentos em sete pontos do Litoral, em comparação aos 763 da temporada de 2023/2024.

As cadeiras anfíbias utilizadas no programa são projetadas para oferecer segurança e conforto, com rodas especiais para areia e água, cinto de segurança regulável, apoio cervical e estrutura flutuante. O atendimento é feito por profissionais de Educação Física e equipes capacitadas, que acompanham os usuários durante toda a experiência, promovendo inclusão, autonomia e momentos de convivência em família.

O Praia Acessível funciona de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, até 1º de fevereiro de 2026, com períodos adicionais em algumas regiões.

Serviço:

LITORAL

Matinhos (2 pontos fixos):

Matinhos: Entre os Balneários de Flamingo e Riviera.

Balneário Caiobá: Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa.

Guaratuba (1 fixo + 1 itinerante):

Praia do Cristo (Ponto fixo): Final da Avenida Atlântica.

Pontal do Paraná (3 fixos + 1 itinerante):

Shangri-lá: Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida Edo Puhl.

Praia de Leste: Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Rua Baroneza do Cerro Azul.

Ipanema: Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida São Luís.

Dias e horários: de 28/12/2025 a 01/02/2026, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

Período adicional: de 07 a 18/02, com funcionamento aos fins de semana e durante o Carnaval nos pontos fixos de Matinhos, Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá.

COSTA NOROESTE

Marilena: Porto Maringá (ponto fixo na orla).

São Pedro do Paraná: Praia de Porto São José (ponto fixo na orla).

Funcionamento: de 28/12/2025 a 01/02/2026, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

COSTA OESTE

Marechal Cândido Rondon: Praia de Porto Mendes (ponto fixo).

Funcionamento: de 28/12/2025 a 01/02/2026. O atendimento ocorre somente com agendamento prévio pelos telefones (45) 2384-8061 ou (45) 2384-8062.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.