Prefeitura realiza iniciativas para evitar o descarte irregular de lixo

Estimated reading time: 3 minutos

O descarte irregular de lixo registrou aumento entre o final do ano passado e o início de 2026, trazendo reflexos que vão além dos danos ambientais e atingem diretamente a limpeza urbana e a qualidade de vida da população. A situação se intensificou especialmente em bairro próximo ao Ecoponto, no Jardim Santa Clara IV, onde o descarte inadequado vinha ocorrendo de forma recorrente em um terreno baldio localizado nas suas proximidades. Diante do problema, a prefeitura iniciou a instalação de cercas no local na segunda-feira (12), como medida para coibir a prática.

Em entrevista ao JORNAL DO OESTE realizada na quinta-feira (08), a diretora de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, Liliane Dória, relatou que “foi feita essa limpeza no local e essa área será monitorada. Vamos fazer uma revitalização, cercar essa área e colocar monitoramento por câmeras. Naquele local não haverá mais descarte regular. No local temos a sanga do Rio Pinheirinho e o solo ali está impactado; vemos lixo dentro da sanga. O Ecoponto do Santa Clara IV está a quatro quadras do local, mas infelizmente vemos lixo naquele espaço. Os contêineres também precisam ser monitorados para a população não fazer o descarte irregular”.

A diretora compartilhou que o período de final de ano contribuiu significativamente para o aumento no volume de resíduos gerados no município. “Final de ano costuma ser sempre um período festivo com muitas comemorações, muito consumo e aumento do volume de lixo. Do dia 20 de dezembro até o dia 27 recebemos mais de 120 toneladas de lixo por dia. E isso gerou um verdadeiro acúmulo e as pessoas, infelizmente, não fazem a destinação correta”, informou.

Segundo Liliane, o cenário exige ajustes operacionais e, principalmente, maior conscientização da população. “Vamos traçar novas rotas para os caminhões, estamos pensando também em ampliar a coleta de reciclados, mas pessoas têm que ter consciência do descarte correto. A partir do momento que você faz a seleção correta, além de ajudar a manter nossa cidade limpa e organizada, também está ajudando família que vivem desse material”, pontuou.

Além das medidas em estudo, o município disponibiliza contato via WhatsApp para que a empresa responsável possa agendar a retirada de resíduos volumosos. Atualmente, a população conta com o ecoponto do Jardim Santa Clara IV, e a prefeitura avalia a implantação de um novo espaço para esse tipo de descarte. “Existem formas da população destinar tudo o que tem, não precisa jogar no container. Existe uma forma de fazer o descarte correto”, enfatizou a diretora.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.