Campanha de prevenção a dengue: Sesc Toledo entrega premiação aos vencedores

Estimated reading time: 4 minutos

Na manhã de sexta-feira (27), ocorreu a entrega das medalhas aos ganhadores da campanha ‘Aqui o Mosquito Não Entra’ da área de abrangência do Sesc de Toledo. Foi a primeira vez que Toledo teve vencedor a nível estadual. A campanha é uma realização do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Receberam as medalhas e um kit os três primeiros colocados. Em primeiro lugar ficou o agende de combate a endemias de Toledo, Jandir Zorzin, com 27167 pontos –  ele também ficou na terceira colocação no Estado; em segundo ficou o agente de combate a endemias de Toledo, Daniel Gouveia Nogueira, com 5210 pontos e em terceiro a agente de combate a endemias de Toledo, Sheila Andrade, com 4082 pontos. Também ocorreu a premiação por equipes: o primeiro lugar foi para a Endemias Toledo com 36.744 pontos; já a segunda colocação ficou com Os Três Mosqueteiros – De Brasilândia do Sul – com 109 pontos.

“Agradecemos, imensamente, a cada uma das equipes, a cada participantes”, destaca o gerente do Sesc Toledo, Fernando Turin. “Esse tipo de campanha enfatiza a conscientização, pois quanto mais consciência as pessoas tiverem da importância da eliminação do foco, menos chance da proliferação do mosquito”.

Turin comenta que a iniciativa tem atingido os objetivos. Ele pontua que a principal estratégia da campanha é propiciar o engajamento da comunidade na eliminação dos focos do mosquito, na limpeza dos terrenos, dos quintais, dos ambientes, na destinação correta de resíduos.

FOCO NA CAMPANHA – A técnica de atividade do Sesc Toledo, Georgett Zancanaro, recordou que a iniciativa segue o mesmo formato que a edição anterior e que a participação ocorreu via aplicativo ‘Aqui o mosquito não entra!’. O objetivo da Campanha era eliminar focos do Aedes aegypyi de maneira lúdica e interativa através da gamificação.

“As cidades competem entre si de uma maneira saudável. Falamos que é uma competição, mas na verdade quem ganha é a população, porque as pessoas estão eliminando o foco do mosquito e lançando nesse aplicativo. Essa é uma maneira do Sesc ajudar as comunidades no combate à doença”, declara.

Em relação aos dados, Georgett cita que o número de participantes reduziu, contudo, aumentou o de focos reduzidos. “Mesmo com um número menor de participantes neste ano, a equipe de Toledo surpreendeu e mostrou que qualidade faz a diferença. Foram apenas 35 participantes, mas com um resultado extraordinário: 29.587 focos eliminados. Isso representa um aumento de 2.000% em relação ao ano anterior”.

‘DE FOCO EM FOCO’ – Com seus 20.674 pontos, o agente de combate a endemias (ACE) Jandir Zorzin, além do primeiro lugar no Sesc Toledo, também conquistou a terceira colocação no Estado. Com essa colocação, ele ganha um fim de semana no Hotel Sesc Caiobá com direito a três acompanhantes.

“Atuo como agende de combate a endemias em Toledo faz um ano e oito meses. Mas não é só aqui que tenho esse comprometimento em outros municípios (em Medianeira – local onde residia – e Cascavel – onde resíduo atualmente). É um trabalho que carrego comigo por onde eu passo, ou seja, se eu tiver a possibilidade de ir lá recolher o lixo, eliminar o foco, eu vou fazer”, afirma.

Zorzin comenta que nessa missão que ajudar a combater proliferação do mosquito, ele conta com a ajuda da esposa, Alenita. “Minha esposa e eu estivemos envolvidos nessa campanha, por onde passávamos estávamos com os olhos atentos e eliminando os criadouros, vamos continuar com essa conduta, pois sabemos que a cada foco eliminado é como ajudar a salvar vidas”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.