Presidentes da Acit compartilham ações para fortalecer os negócios

Estimated reading time: 7 minutos

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) une e fortalece a classe empresarial do município. A entidade também defende os interesses junto a órgãos públicos e privados. Ela oferece soluções e ferramentas para o desenvolvimento dos negócios, como treinamentos, capacitações, programas de estágio, SPC e fomento ao comércio local.

A Acit representa, apoia e promove o crescimento dos associados e da economia de Toledo e região. O presidente da Associação Cristiano Dall’Oglio da Rocha e o presidente eleito da entidade Ademir Ademir Kopeginski participaram, na tarde de quarta-feira (17), do podcast Algo a Mais do JORNAL DO OESTE com a editora Bruna Manfroi.

Cristiano participa da entidade há 11 anos e Ademir está na Associação há 13 anos. Eles destacam a aprendizagem na ACIT. “Sou o 38ª presidente da Associação e sou grato pela dedicação e contribuição de todos os ex-presidentes. É um trabalho de 58 anos voltado ao desenvolvimento do empresário e cada presidente se dedicou e contribuiu para a história da Acit. Cada um deixou o seu legado e a construção é pela atuação”, afirma o presidente Cristiano.

Ele complementa que cada presidente tem o seu formato de trabalho, mas sempre com o propósito de manter o diálogo com o associado. “Nós queremos ouvir o nosso associado e trazer as pessoas para a nossa diretoria. Durante a gestão, procurei fortalecer o Programa Empreender, que é a porta de entrada do associado e os Núcleos Territoriais decidimos trazer para dentro da Associação. Além disso, promovemos duas palestras sobre a Reforma Tributária”.

IDEALIZAÇÃO – O atual presidente da Associação salienta que as ações promovidas na ACIT fazem parte de um planejamento. “A proposta é se conectar, cada vez mais, com o associado. Quando analisamos os nossos números, a avaliação do Conexão Empresarial é interessante, pois a partir do momento que a entidade oferece palestra e contribui com o desenvolvimento do gestor, é possível se moldar e transformar”, menciona Cristiano.

Outro exemplo citado por Cristiano é a realização de duas edições da Feauto. A expectativa é realizar três edições no ano de 2026. “Neste ano, buscamos melhorar as taxas de juros, entre outras questões”, afirma o presidente da Acit.

Ele também destaca o trabalho da Associação no Natal Encantado. Cristiano cita que desconhece uma entidade que faça a entrega tão grande de premiação. “Todas as ações possuem como objetivo principal fortalecer as empresas que fazem parte do Fundo de Promoções da Acit e, por consequência, fortalece a economia local. Entendemos que esse é o papel da Associação”.

Ademir enfatiza que muitas ações foram realizadas em 2025 e outras atividades ainda estão sendo executadas. “Algumas delas nem são divulgadas. São projetos que estão acontecendo ou em processo embrionário”. Ele informa que o planejamento estratégico da Acit para 2026 está estruturado. “A programação do evento Conexão Empresarial está definida e a contratação já está realizada. As ações chegam em um nível de maturidade boa. Nós temos uma diretoria e profissionais atuantes; cada um com sua inteligência executa o planejamento. Acima de tudo manteremos o nosso ‘olhar’ diferenciado no associado”.

ATENDIMENTO – Uma das ações que fortalece os negócios dos associados e a economia de Toledo é a palestra show promovida no lançamento do Natal Encantado. Conforme Cristiano, além de ser motivacional, ela aborda os temas de grande relevância aos empresários. “Em 2025, a Acit trouxe o palestrante renomado Gustavo Malavota, considerados um dos maiores especialistas em gestão e desenvolvimento empresarial”.

Durante sua fala, Cristianoe destaca a importância do empresário se adaptar às mudanças, como as tributárias ou de mercado para manter a competitividade no cenário atual. Segundo ele, a Reforma Tributária trará impactos significativos não apenas no regime de tributação, mas também no consumo, afetando diretamente o fluxo de caixa das empresas. “Toledo é um município produtor e o recurso pode demorar a voltar. O retorno do imposto está baseado no consumo”, afirma o atual presidente da Associação ao alertar que a mudança de foco não pode ser apenas na redução de preços. “Se olharmos apenas para o preço, todo empresário terá um problema”.

A Reforma Tributária prevê que o imposto será cobrado onde o consumo ocorre, e não mais onde a produção é realizada. Ele exemplifica que essa mudança, se um consumidor de Toledo comprar em Cascavel, o imposto será recolhido em Cascavel e não mais em Toledo, o que poderá afetar o fluxo de caixa de muitas empresas locais.

Cristiano ressalta que o objetivo da Acit é criar um espaço de pertencimento aos associados, onde possam se capacitar e desenvolver, contribuindo para um ambiente mais colaborativo e competitivo. “O planejamento estratégico nos guiou para que tivéssemos um pertencimento. O associado precisa se sentir parte da Associação”, explica.

APOIO – A Acit também tem se dedicado a iniciativas que visam apoiar os novos empreendedores, com a inauguração do Espaço Mais MEI, o qual é voltado para profissionais que ingressam no mercado de trabalho e que ainda não formalizaram seus negócios. “A proposta é oferecer a esses profissionais a oportunidade de se prepararem e se capacitar para atuar de forma legal e bem-sucedida”, pontua o presidente.

Outro tema abordado por Cristiano é a rotatividade do estacionamento e o impacto do sistema EstaR, que tem permitido à Acit se consolidar como a voz dos associados. “Foram 23 planos de ação planejados, sendo que 15 são voltados diretamente aos associados, com a finalidade de apoiá-los em suas necessidades e desafios. A Acit tem se consolidado como uma referência no apoio aos empresários locais, sempre buscando novas formas de desenvolver o mercado e fortalecer o empreendedorismo na região”, finaliza o presidente da Acit.

Da Redação

TOLEDO

Ademir destaca a importância do trabalho conjunto para o sucesso da Acit

Em 2026, a Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit) seguirá consolidando sua gestão participativa e organizada, com a promessa de continuidade nas ações que fortalecem o desenvolvimento local e regional.

Conforme o presidente eleito da Acit Ademir Kopeginski, a gestão tem sido amplamente compartilhada entre a diretoria, colaboradores e gerentes. Isso garante que todas as ações sejam alinhadas com as necessidades dos associados.

De acordo com Ademir, o trabalho da Associação segue uma rotina planejada que a permite operar de maneira autônoma, garantir eficiência e eficácia nas suas atividades. “Estamos por dentro de todas as ações da entidade. Conforme se aproxima a data de posse (2 de janeiro), sentimos o peso da responsabilidade. Temos 4,5 mil associados e tanto a diretoria quanto os colaboradores e as gerências dão o suporte necessário para que a Associação siga sua caminhada”, afirma.

ORGANIZAÇÃO – A estrutura da Acit é organizada de tal forma que cada área sabe exatamente o que fazer, funcionando de forma praticamente independente, mas sempre com a colaboração de todos os envolvidos. Ademir salienta que o trabalho contínuo é essencial para a adaptação e resolução desses desafios.

Com relação às expectativas para o futuro, ele é otimista e acredita que, com planejamento e serenidade, a Acit continuará cumprindo sua missão com excelência. “A expectativa é a melhor possível. Temos tranquilidade para dar sequência ao trabalho, sempre com foco no benefício dos nossos associados”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.