Presidente da Câmara fala sobre o retorno dos trabalhos no Legislativo
Estimated reading time: 7 minutos
Os primeiros trabalhos do ano e as novidades para 2026 foram os principais assuntos abordados pelo presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baierle, no podcast “Algo a Mais”, nesta semana com a editora-chefe Bruna Manfroi. O presidente ainda falou sobre as eleições deste ano e o recesso legislativo.
Apesar dos trabalhos oficiais na Câmara começarem em fevereiro, Baierle comentou que em janeiro os vereadores estavam na ativa e vários projetos e ações foram planejados para 2026. Ele citou uma viagem que fez à Curitiba para conhecer os trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e nas Câmara Municipais da região metropolitana.
“Na Alep tivemos uma ótima conversa com a direção e firmamos uma parceria da Câmara com um Termo de Cooperação Técnica que vamos assinar em abril. Encaminhamos um oficio dos interesses de treinamentos que virão para Toledo para atender os servidores das Câmaras do Oeste. Também estamos buscando outras ações. Nossa Câmara está de portas abertas”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O presidente citou também que na Alep há o projeto Parlamento Universitário, uma proposta que vai chegar de forma interiorizada e Toledo será um polo educacional desta ação. “Estamos estudando para fazer nessa parceria e trazer para cá essa proposta também. Foi uma viagem que rendeu grandes frutos”.
Outro local visitado foi a Câmara de Vereadores de Curitiba para conhecer o projeto Escola do Legislativo. Na capital, esse projeto realiza atendimento para crianças, adolescentes e idosos, uma vertente o presidente Gabriel Baierle pretende trazer para Toledo. Em São José dos Pinhais, o presidente conheceu a Escola da Cidadania com funcionamento semelhante ao trabalho realizado em Toledo com crianças e adolescentes.
“Nós tivemos várias ideias e ações para trazer para o nosso Legislativo. Começamos o ano com o pé direito. Nossa Escola do Legislativo faz um trabalho muito bom com bons números, e para este ano teremos muito trabalho”.
PREPARAÇÃO – Outra novidade para este ano na Câmara de Vereadores de Toledo é que nos dias 25 e 26 de março vai acontecer um treinamento para os servidores das Câmaras da Região, fruto de um Termo de Cooperação Técnica com o Senado Federal assinado em 2025.
“A Câmara de Toledo está numa visão de forma institucional no sentido de valorizar e treinar as Câmaras da região. Temos que nos desenvolver como região. A Câmara de Toledo é uma das mais evoluídas e por isso que tem as portas sempre abertas para todos os servidores da região”, pontuou o presidente.
Gabriel Baierle destacou também que sempre teve um olhar especial voltado a educação e, dentro da sua gestão, a Escola do Legislativo está muito ativa, trazendo diversos temas, treinamentos técnicos aos servidores, mas também do cotidiano, como o curso de primeiros-socorros. Ele comentou que reativou a Escola do Legislativa trazendo uma professora da Rede Municipal para coordenar as atividades. “Hoje a Escola do Legislativo é viva que conta com o suporte de outros setores para conseguir entregar mais e com grande qualidade”.
PRIMEIROS PASSOS – No programa, o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo também citou os primeiros trabalhos legislativos de 2026. Na abertura oficial, o prefeito Mario Costenaro encaminhou ao Legislativo mensagem e plano de governo com um diagnóstico da situação do município e indicou providências consideradas necessárias.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Baierle também comentou que a Casa recebeu 15 projetos de lei que começam a tramitar, entre eles um empréstimo de R$ 50 milhões para o Legislativo, matéria que abrirá grandes discussões. Ele lembrou também que as comissões retornaram as atividades, assim como outros setores. “A Câmara volta a vida de Legislativo. Será um ano de muitas discussões por ser ano eleitoral, por isso já é um ano atípico, mas o que me deixa feliz é que começamos de maneira amena. O Legislativo não pode ser morno, tem que ter as discussões, e elas são naturais. Mas começamos bem, de forma mais amena”.
PROJETOS – Gabriel Baierle também tem projetos e discussões para levar a plenária neste ano. Um deles é sobre a redução temporária do ITBI, um tema que ele apresenta há anos, e que desta vez tem um reforço.
“Eu fui numa reunião do Creci que tem apoiado isso porque precisamos de uma redução temporária de ITBI seja de 90% ou 50% para conseguir regularizar os imóveis que faltam. Hoje, muitos cidadãos de Toledo têm o contrato de gaveta e para não pagar imposto não consegue regularizar. Às vezes a pessoa não tem nem condição de pagar esses impostos. Outras cidades têm feito isso e conseguiram regularizar. É bom para a população que vai pagar menos e o imóvel vai ser dele. Temos bons exemplos e Toledo tem que avançar nesse ponto”.
ELEIÇÃO – Outro assunto que entrou em pauta no podcast foi a disputa eleitoral deste ano. Gabriel Baierle confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual e reforçou que política não se faz sozinho. “Temos um grupo multipartidário e construímos um projeto para Toledo. Dentro disso tem a discussão desta eleição de 2026. Eu sempre digo, eu sou um soldado desse grupo constituído, o projeto tem que estar acima do Gabriel. Se for pelo projeto ter o Gabriel, como pré-candidato a deputado estadual, com viabilidade, no momento certo vamos ampliar essa discussão para ir para a disputa. Vamos analisar junto com o grupo, analisar as pesquisas porque é a população que tem que dizer quem é a pessoa que pode ser viável para a nossa cidade”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Ele ainda comentou sobre os afastamento dos vereadores Edimilson Dias Barbosa (Dudu Barbosa) e Valdomiro Nunes Ferreira (Valdomiro Bozó). O presidente da Câmara falou que no âmbito do Conselho de Ética, no dia 11 haverá as primeiras oitivas de testemunhas. Já nos trabalhos do Judiciário, a Câmara de Vereadores não interfere. “Nós sempre cumprimos aquilo que o Judiciário determina. Estamos aguardando sobre o que o Judiciário vai definir sobre o afastamento deles; se prorrogar [o afastamento] também vai prorrogar o nosso ato da Mesa; se o Judiciário entender que eles devem voltar pra Câmara nós também suspendemos o ato da Mesa e eles retornam para fazer a sua discussão e sua defesa. O processo no Conselho de Ética também vai continuar e lá eles também terão que fazer as suas defesas”, concluiu.
Da Redação
TOLEDO