Primeiro título de eleitor pode ser emitido pelo TRE ou no Fórum Eleitoral em Toledo

76

Jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.

Segundo relatório do Fórum de Toledo, o município conta com 99.849 eleitores aptos, dados até a tarde da última segunda-feira (10). O chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral Frederico Amorim Oliveira de Lima acredita que em breve o município alcance a marca de 100 mil eleitores aptos, visto que muitas pessoas irão tirar o título pela primeira vez e outras farão a transferência do documento para Toledo.

“É importante lembrar que esse procedimento tem um prazo. O dia 4 de maio é a data final para solicitar serviços referentes ao título de eleitor, como primeira emissão, revisões e alterações de domicílio”, salienta Lima.

O alistamento eleitoral (primeiro título) pode ser feito pela internet no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) ou ainda no Fórum Eleitoral. O cidadão precisa apresentar um documento com foto e o comprovante de residência. A certificado de quitação com o serviço militar é exigida para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

É importante que o jovem faça o título antes de completar 18 anos porque o processo é mais simples. Se fizer no Fórum Eleitoral ele já sai com o título em mãos; se fizer na internet é necessário aguardar um prazo de sete a dez dias para o sistema processar os dados e depois ter acesso ao documento pelo e-Título”, explica o chefe de cartório.

PROCEDIMENTO – Lima salienta que o acesso ao documento pelo aplicativo está avançando, principalmente no período de final de ano, quando os serviços no Fórum estavam suspensos. “As pessoas devem se acostumar a utilizar o e-Título porque o título de papel só será impresso enquanto houver estoque de material. A intenção é que o e-Título seja amplamente utilizado”, esclarece.

Para solicitar a transferência do domicílio eleitoral é necessário também apresentar um documento que comprove, pelo menos, três meses de residência no município. O mesmo procedimento é realizado para alterar o local de votação.

“O primeiro voto é o momento no qual os jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. O que vemos é a descrença das pessoas na política, mas a política é a única forma que temos para resolver os nossos problemas coletivos. A participação é importante para construir uma vontade coletiva e fazer o país melhorar”, afirma o chefe de cartório.

BORA VOTAR – Desde o início de setembro do ano passado, a Justiça Eleitoral promove a campanha “Bora Votar!”, que incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

Da Redação

TOLEDO