Procuradoria da Mulher é instituída na Câmara de Vereadores de Toledo
Estimated reading time: 8 minutos
O município de Toledo deu um passo decisivo rumo a uma sociedade mais igualitária. A criação da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores Toledo marca um momento histórico e reafirma o compromisso do Legislativo com a proteção dos direitos das mulheres, o combate à violência e à discriminação, e a construção de um futuro em que a voz feminina tenha cada vez mais espaço e reconhecimento.
A criação da Procuradoria da Mulher da Casa de Lei foi oficializada, na tarde de sexta-feira (31). A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com uma cidade mais justa, inclusiva e comprometida com a valorização da mulher na sociedade.
A vereadora Professora Marli Gonçalves Costa foi nomeada como procuradora da mulher. Para ela, a solenidade reafirma o compromisso coletivo. “A implantação da Procuradoria é mais que um ato administrativo, e sim, é um gesto de reconhecimento e amor a causa feminina; a convicção que a política precisa refletir a realidade das pessoas”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Professora Marli complementa que a Procuradoria da Mulher é um espaço de tantas mulheres que vieram antes das vereadoras e que abriram caminhos para que outras mulheres pudessem ter voz, presença e propósito. “A mulher, por natureza, é uma líder e, esta sexta-feira, é um momento dedicado a todas as mulheres de Toledo. São jovens, adultas e idosas, enfim cada uma carrega consigo uma história de resistência e de protagonismo”.
Ela deseja que a Procuradoria de Toledo seja mais que um espaço físico, e sim, um espaço de força e de pertencimento. “Que as ideias inspirem gerações para o poder de transformar o mundo. Que as mulheres continuem enfrentando as desigualdades no mercado de trabalho, pois ainda persistem as desigualdades salariais e as diversas forma de violências. Desejamos um futuro onde as meninas cresçam e acreditam que podem tudo. Juntas seguiremos uma mancha que ilumina, aquece e jamais se apaga. Um grande orgulho de ser de Toledo”.
A procuradora da Mulher de Palotina Márcia Berno disse que a Procuradoria assume um compromisso na política de defesa das mulheres. “Quando fui nomeada como procuradora entendi que além de vereadora poderia fazer algo a mais pelas nossas mulheres. O índice de violência contra a mulher em Palotina é maior que o índice de Toledo. Isso que são índices registrados”.
Márcia destaca que a Procuradoria da Mulher é mais um braço no atendimento das mulheres vítimas de violência. “A mulher precisa de alguém que a ouça e que a acolha. Desejo que a Procuradoria da Mulher seja um espaço de diálogo e acolhimento”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
CONSTRUÇÃO – Para o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo Gabriel Baierle, a solenidade de criação da Procuradoria da Mulher é um momento especial para a Casa de Leis e também diferente que Toledo vive. “No primeiro semestre, nós tivemos a implantação da Galeria Lilás e outras Câmara implantaram a nossa iniciativa. Agora, a Procuradoria. Eu e a vereadora Olinda conhecemos outros municípios com procuradorias. Compreendo que a Procuradoria deve ser um espaço vivo e não uma simples placa na parede. Precisamos ter o sentido do acolhimento das mulheres e incentivar a participação das mulheres na política. Sabemos o quanto isso é difícil e depende do fortalecimento e dos poderes em dar o incentivo e encorajar. Desejo vida longa para a Procuradoria da Mulher”.
Durante a sua fala, o prefeito de Toledo Mario Costenaro disse que a solenidade de criação da Procuradoria da Mulher é um momento representativo. “A Secretaria da Mulher realiza um trabalho forte para estruturar o serviço. Toledo passa a ter mais um instrumento para valorizar e dar o protagonismo legítimo com todas as mulheres”.
O deputado Federal Dilceu Sperafico destaca que a Câmara de Vereadores de Toledo vive um momento significativo. “O momento é da Procuradoria da Mulher e ela vai agregar mais atividade, valor e responsabilidade para um município maravilhoso. Tudo que se faz no Executivo tem a finalidade em ser em prol da valorização das pessoas que se doam”.
CONQUISTAS – A primeira mulher vereadora de Toledo Maria Cecília Ferreira disse que o momento é de afirmação do Legislativo, das lutas e das conquistas das mulheres. Para a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo Dra. Fátima Campagnolo, diversos municípios criaram suas procuradorias e elas enfrentam dificuldades. “A Procuradoria pode abrir portas, acolher e trazer benefícios. Eu desejo a Marli e a Olinda força, disposição e paciência que será um trabalho árduo e precisarão de ajuda”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A delegada da Mulher Ana Cris de Oliveira disse que está honrada em participar deste momento histórico. “A Procuradoria será a ponte do Legislativo com as demais integrantes da rede de proteção de Toledo. Só nós sabemos o quão árduo é o nosso trabalho e precisamos de políticas públicas voltadas a mulher. Cada vítima é uma história de dor e de sofrimento e a Procuradoria é aquilo que significa um momento de superação e que passa por aquele momento difícil. O meu trabalho é mais repressivo, mas a rede faz com que a mulher saia com o criminal encaminhado e que ela tenha uma rede para protege-la e acolhe-la”.
A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher Solange Dalla Rosa considera a criação da Procuradoria como um dia para comemorar. “Enquanto presidente do Conselho, sei que não é fácil ocupar esses espaços. É um trabalho voluntário e incansável. Nós largamos nossa família e trabalho, porque acreditamos e esperamos por um mundo melhor. O Conselho é um espaço de debate e diálogo com a sociedade. Ele faz um trabalho importante, pois recebe recursos. Nós estamos em um momento bom e precisamos trabalhar e fazer as coisas acontecerem”.
A secretária da Mulher Eliane Bombardelli enfatiza que os Poderes Executivo e Legislativo estão unindo forças. “Cada um terá um papel importante e atuará lado a lado. Nós vemos mulheres se destacando em diversos segmentos e elas tem empreendido esforços com o desenvolvimento de novas políticas”.
A vereadora Katchi Nascimento desejou sorte e força para as vereadoras Professora Marli e Olinda Fiorentin. “Nós precisamos estar unidas; somente assim conseguiremos defender e ajudar outras mulheres. Todas as mulheres estão unidas para ajudar, pegar na mão, esclarecer e trazer conosco”.
A vereadora Olinda Fiorentin disse que sentia-se honrada e agradecida por fazer parte da criação da Procuradoria da Mulher. “Tenho pedido e feito protocolo para a Procuradoria ser instalada desde o ano 2017 e eu acredito que a Procuradoria da Mulher fará a diferença. Eu estou emocionada. A alegria transborda em meu no coração, pois estar na política não é fácil e estamos no caminho da igualdade. Queremos igualdade e acolher as pessoas; que elas não sejam perseguidas, pois são tantas as violências, sejam política, gênero, sexual, patrimônio ou físico”.
Olinda enfatiza que a Procuradoria da Mulher é um espaço que simboliza a luta, a justiça e a proteção dos nossos direitos. “A Procuradoria será uma referência para todas aquelas que precisam de apoio e, acima de tudo, acolhimento. A violência doméstica e a desigualdade de gênero são realidades presentes na sociedade”.
A vereadora deseja um Toledo mais justo, humano e igualitário. “Ressalto o direito das mulheres. Parabenizo a vereadora Professora Marli por ter aceito a presidência da Procuradoria, destacando a sua competência e o comprometimento em ter sido uma vereadora atuante. Todas as mulheres terão voz e vez. Estas sexta-feira é um dia de celebração e de reflexão. A Procuradoria é uma conquista, porém a luta ainda continua. A Procuradoria da mulher é de todas. Vamos seguir em frente, porque a nossa luta não tem fim e a caminhada continua”.
Da Redação
TOLEDO