Premiação Professor Diamante homenageia 161 educadores do NRE de Toledo

Estimated reading time: 5 minutos
O professor é o mestre, autoridade em sala de aula, responsável por ensinar e transmitir conhecimento e um incentivador de novas ideias. Desde os primeiros anos escolares, a figura do professor se destaca como um dos pilares fundamentais na formação do indivíduo. É por meio de sua dedicação, conhecimento e sensibilidade que o aprendizado ganha sentido e se transforma em ferramenta de construção pessoal e social.
O professor não apenas transmite conteúdos, mas inspira, orienta e contribui para o desenvolvimento de valores, atitudes e competências que acompanham o aluno por toda a vida. E em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo professor, o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) realizou uma Cerimônia de Premiação dos Professores Diamantes. O evento ocorreu na tarde da última quinta-feira (16), no Anfiteatro Moacir Galante, localizado no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (PREMEN). A cerimônia contou com a presença de autoridades regionais, diretores, professores homenageados e convidados especiais.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O chefe do NRE de Toledo, José Carlos Guimarães, explica que a Premiação Professor Diamante é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), com a realização da pesquisa ‘Fala, Estudante!’, realizada em toda a rede estadual de ensino. “Foram mais de 800 mil estudantes que responderam o questionário com perguntas sobre quais disciplinas que eles mais se identificam, as matérias de maior interesse, sobre a alimentação, estrutura física, tecnologias, enfim, foi uma pesquisa bem ampla”.
A pesquisa foi aplicada nas escolas regulares, nas de ensino profissionalizante, nas de educação para jovens adultos (EJA), colégios cívico-militares (CCM), escolas de educação em tempo integral, escolas do campo, indígenas, quilombolas e também nas ilhas. Ao todo, cerca de cinco mil professores vão receber a premiação em todo o estado.
PREMIAÇÃO – Nesta Premiação, 161 professores que atuam nas 90 escolas e colégios estaduais do NRE de Toledo foram homenageados. O projeto inédito também é realizado em outros Núcleo de Educação do Estado. Em Toledo, o evento foi realizado após o Dia do Professor, momento de celebrar e agradecer a dedicação desse profissional com importante atuação na formação da sociedade.
“Eu sempre digo que o Dia do Professor é todo dia, mas o dia 15 de outubro é especial quando celebramos um profissional tão importante. Quando falamos que o Paraná é referência na educação do Brasil é por conta do professor que está na sala de aula. O professor que se dedica, que trabalha com o seu aluno. Sabemos que seu trabalho não é só transmitir conteúdos como Português, Matemática, História, mas também é acolher o estudante no dia a dia na escola, porque muitas vezes ele passa muito mais tempo na escola do que a própria família, por conta da rotina de trabalho. Por isso, temos que valorizar muito esse profissional”, complementa Guimarães.
RECONHECIMENTO – Luana Vicevich de Souza Silva, é professora no Colégio Estadual de Ouro Verde do Oeste e começou no início deste ano sua trajetória no magistério. Como professora de Educação Física do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio seu carisma e dedicação conquistaram os alunos. “Cada aula é uma experiência para mim e para eles. Eu tento passar o melhor do que eu aprendi para eles aprender também. Essa premiação é muito importante. Fico muito feliz e grata aos alunos. É um reconhecimento do nosso trabalho”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A professora de Matemática Jaqueline Ghellere, do Colégio Cívico Militar João Arnaldo Ritt, do distrito de Vila Nova, em Toledo, também integra o seleto grupo dos 161 profissionais homenageados. Com mais de 20 anos de atuação na área da educação, ela está muito feliz com o prêmio, principalmente porque a indicação partiu dos alunos. “Isso é um resultado da dedicação em sala de aula, do nosso trabalho e do nosso comprometimento. E eu acho que o principal é que eles avaliaram, principalmente, como nós ensinamos. E nós também aprendemos muito com eles, todos os dias, até porque essa geração é mais dinâmica, é uma geração tecnológica e para podermos andar junto com eles precisamos estudar o tempo todo”, comenta.
O presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baierle, prestigiou a cerimônia de Premiação dos Professores Diamantes. Na oportunidade, ele parabenizou os professores pela premiação e reconhecimento. “Eu tenho alguns professores na família e sei os desafios dessa profissão, a realidade do dia a dia em sala de aula. Esse reconhecimento dos próprios alunos mostra que esses professores, realmente, fazem a diferença na vida dos alunos e na melhor educação do Brasil que é a educação do Paraná”.
Da Redação
TOLEDO