Programa Mulher Segura: autoridades discutem medidas para fortalecer a segurança

Estimated reading time: 6 minutos
Tratar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher foi o foco de uma reunião do Programa Mulher Segura Paraná. O encontro ocorreu, na manhã de quarta-feira (23), no Auditório Acary Oliveira e contou com a presença de autoridades municipais e do coordenador do Programa Mulher Segura da Polícia Militar do Paraná (PMPPR) – ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR) – o coronel Dalton Gean Perovano.
Alinhar medidas conjuntas que fortaleçam o suporte às mulheres em situação de violência foi um dos assuntos tratados. Além disso, também foi discutida a realidade regional e os principais gargalos. A reunião integra as estratégias do Programa Mulher Segura que visa ampliar a proteção, o acolhimento e a resposta institucional às mulheres vítimas de violência.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Esse programa Mulher Segura do Paraná é muito importante, pois vem em defesa de todas nós mulheres”, cita a secretária da Mulher, Eliane Cristina de Lima Bombardelli. “Em termos de importância, também agradecemos o prefeito Mario Costenaro que, neste ano, recriou a Secretaria da Mulher, esta importante pasta que deve estar sempre em todos os municípios, sendo respeitada, sendo valorizada a presença da mulher”.
Para a delegada da Delegacia da Mulher de Toledo, Ana Cristina de Oliveira, será uma semana intensa de trabalho. “Também é uma semana que me traz muita alegria em saber que estamos falando, efetivamente, e tratando sobre violência doméstica, tratando sobre políticas públicas para diminuir os índices de violência doméstica, ainda mais aqui no município de Toledo, que a gente sabe que tem os índices elevados em comparação com os demais municípios do Estado”.
O coordenador do Programa Mulher Segura da Polícia Militar do Paraná, o coronel Dalton Gean Perovano, enfatiza a necessidade de discutir políticas públicas efetivas. “Nós estamos aqui na região Oeste e municípios que são absolutamente importantes quando nós tratamos da questão da rede de proteção à mulher, cumprindo um trabalho que foi determinado pelo nosso excelentíssimo senhor governador do Estado do Paraná”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
MEDIDAS EFETIVAS – No que implica em buscar medidas que visam promover mais segurança, o coronel pontua que Toledo tem traçado uma história de estruturação. “Vemos isso, por exemplo, ao trazer novamente a Secretaria da Mulher para o município. Isso é muito importante porque ele demonstra o cuidado com pessoas”.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, salienta que a união de esforços e instituições contribuem para que medidas efetivas sejam ainda mais assertivas. “Gostaria de ressaltar instituições como o Núcleo Maria da Penha (Numape) como a OAB, como o Conselho da Mulher, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Mulher, Câmara de Vereadores, enfim, de tantas instituições junto à Delegacia da Mulher, junto à nossa Guarda Municipal, instituições que estão aqui, nesta reunião, para o debate e para o diálogo, da busca da formação de uma política pública realmente efetiva”, enfatiza o prefeito.
CASA DE ACOLHIMENTO DA MULHER – “Nós estamos tentando fortalecer nossa secretaria e os nossos instrumentos aqui no município. Temos um convênio que foi feito no ano passado e que, hoje, nós estamos buscando efetivar um trabalho muito sério da nossa secretária de Assistência Social, junto a nossa secretária de Mulher para a formação aqui da nossa Casa de Acolhimento da Mulher”, aponta.
O prefeito explica que a Casa de Acolhimento Regional, é um convênio junto com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), com o governo do Estado. “Nós estamos instalando aqui, já fizemos todo o processo, fomos habilitados. Agora, estamos correndo para fazer os projetos junto com a Amop e vamos ter em Toledo a primeira Casa de Acolhimento do Oeste do Paraná, será regional que vai atender a mulher da nossa região”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Costenaro também cita outras medidas em busca de melhorias nas políticas públicas. “Paralelamente a isso, também no Programa do Governo do Estado, corremos para nos habilitar. Conseguimos nos habilitar para trazer aqui a Casa da Mulher Paranaense, onde nós vamos ter que interligar para o atendimento das mulheres de Toledo no processo de qualificação e reinserção dela na sociedade. Isso ainda é pouco, mas já são instrumentos que estão sendo construídos”.
DESCONSTRUINDO O MACHISMO – O promotor de Justiça José Roberto Moreira, enfatiza que o processo de construção de melhorias envolve diversas mãos. Ele cita que ouviu em um congresso do Direito da Família uma frase que dizia ‘nós somos machistas em desconstrução’. “Todo mundo é machista em desconstrução. Que bom que estamos somos machistas em desconstrução, infelizmente somos ainda machistas, mas estamos caminhando para que seja desconstruído. Vamos ver o lado positivo das coisas. E, por outro lado, estamos desconstruindo o machismo. Nós estamos construindo uma outra cultura, essa sim pautada pelo respeito aos direitos humanos de todos e todas, igualdade de fato e direito”, aponta ao reforçar a importância de buscar cada vez mais medidas de combate a violência contra as mulheres.
O PROGRAMA
O Programa Mulher Segura é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná – SESP, e tem por objetivo realizar o enfrentamento aos diversos tipos de violências de gênero contra a mulher, tais como, o feminicídio, estupro, e os diversos tipos de violência doméstica, com ações de prevenção nas diversas comunidades do Paraná. O programa trabalha com dois segmentos: A Palestra Mulher Segura e a Palestra De Homem Para Homem.
Da Redação
TOLEDO