Programa que apoia alunos da UEM em áreas estratégicas completa 10 anos

Estimated reading time: 4 minutos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta, desde 2015, atividades pedagógicas de apoio a estudantes das mais diversas áreas da instituição. O Programa de Integração Estudantil (Prointe) oferta, semestralmente, oficinas e preceptorias em Francês Instrumental, Língua Portuguesa, Física, Estatística, Matemática Básica e Português para Estrangeiros.
O Prointe integra professores, alunos e comunidade externa com ações ofertadas no âmbito pedagógico. Podem participar das oficinas os acadêmicos de graduação e pós-graduação da UEM, além de estudantes internacionais. Os prazos de inscrições são divulgados nas páginas oficiais de cada preceptoria.
A seleção dos preceptores (monitores) é feita pelo site da central de estágios, de acordo com as demandas de cada área. Ao todo, são ofertadas 71 bolsas pelo programa. O Prointe de Língua Portuguesa, por exemplo, iniciou as atividades no início de junho. Para garantir o certificado de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC’s) de 24 horas, é necessário ter frequência mínima de 75% da carga horária e realizar, pelo menos, 75% das atividades propostas.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
De acordo com a coordenadora do Prointe na UEM, Heloisa Toshie Irie Saito, o programa é uma ferramenta indispensável para o sucesso e a permanência estudantis. “Além de reduzirem a evasão e a reprovação, as ações desenvolvem habilidades essenciais, qualificam profissionalmente e criam uma rede de apoio fundamental aos alunos”, diz.
A oficina de Língua Portuguesa trabalha com produção, escrita, leitura e interpretação de textos em português. Os participantes têm a oportunidade de produzirem textos que são corrigidos e comentados pelos preceptores, sob orientação do professor coordenador. Nessa dinâmica também se explora a gramática e a semântica envolvida nos textos trabalhados.
A preceptora Maria Eduarda Santos Marques, do 3° ano de Letras – Português, está no momento de preparação das atividades. Segundo ela, o programa está sendo procurado por estudantes dos anos iniciais do curso, que relatam dificuldades em algumas disciplinas. “A experiência está sendo muito gratificante, mesmo que ainda não tenhamos iniciado de fato os projetos. Por enquanto, tivemos reuniões para traçar estratégias eficazes para o Prointe”, explica.
As oficinas de Francês Instrumental capacitam o estudante para a identificação e compreensão de textos científicos, aprimorando o vocabulário e as noções da gramática. Já a oficina de Matemática Básica trabalha a resolução de exercícios envolvendo noções básicas de aritmética, álgebra e geometria que constituem o alicerce do pensamento lógico-formal de diversas áreas do conhecimento.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Para as preceptorias de disciplinas, primeiramente foram selecionadas quais poderiam ser atendidas, a partir de um diagnóstico local sobre as disciplinas que detinham maior índice de evasão e/ou reprovação. Com este critério, foram selecionadas áreas de Estatística, Física, Química e Matemática.
As informações sobre as atividades do programa estão disponíveis no site do Prointe ou no perfil do Instagram @prointe_uem. Para participar das oficinas de Língua Portuguesa, basta entrar em contato via Instagram: @prointelp; ou pelo e-mail: prointelp@uem.br.
AEN