Projeto Bebê de Arroz conscientiza pré-adolescentes sobre gravidez precoce

Estimated reading time: 3 minutos
A conscientização sobre sexualidade e gravidez na adolescência faz parte da grade curricular de algumas escolas. Um exemplo é o Colégio Adventista de Toledo, onde alunos do oitavo ano participam do projeto Bebê de Arroz. A iniciativa consiste na confecção de bonecas com pacotes de arroz, como forma de sensibilizar e alertar sobre os riscos da gravidez precoce, envolvendo atividades em várias disciplinas e cuidados integrais.
A diretora da escola, Telma Alexandre, explica que “nós sabemos que os índices de gravidez na adolescência, por mais que estejamos em 2025, ainda são muito altos. Sabemos que um adolescente não está preparado ainda para ter um filho. A simulação do bebê com a boneca, que fazem com um pacote de arroz de 5 quilos, é para eles sentirem realmente a responsabilidade e as famílias estão colaborando muito.”
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O pacote de arroz de 5 quilos foi escolhido por representar o peso médio de um bebê de até três meses. Durante o projeto, há simulações de choro e, quando isso acontece, os alunos precisam balançar o ‘filho’, trocar sua fralda e alimentá-lo. A orientadora educacional responsável pelo projeto, Daveliz de França, relembra que “fizemos um chá de revelação para saber o sexo do bebê, para depois a sua confecção na aula de artes. Os alunos trazem a cabeça, os bracinhos e as pernas, além do saco de arroz.”
DISCIPLINAS – Cada disciplina contribuiu de forma prática para o aprendizado. Em história e geografia, os estudantes confeccionaram certidões de nascimento; em língua portuguesa, criaram o Diário do Bebê ao estudar redação; já em educação física, praticam esportes segurando a boneca.
Para a estudante Alícia, a experiência foi transformadora. “Está sendo uma experiência diferente trazer para as aulas e levar para lugares. Eu acho que percebi todos os esforços e renúncias que meus pais já fizeram por mim. Acho que sou ainda mais grata a eles”, compartilha.
DOAÇÃO – Além de promover a conscientização, o projeto também tem caráter solidário. A diretora acrescenta que “todo o arroz que foi feito para as bonecas será doado para famílias carentes. Isso também conscientiza os nossos alunos a terem um olhar para as pessoas necessitadas.”
Da Redação
TOLEDO
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook