Projeto Pequeno Cineasta: exibição do curta acontece nesta sexta

Estimated reading time: 3 minutos

Nesta sexta-feira (12), estudantes do Colégio Estadual Jardim Gisella lançam o curta-metragem ‘Janelas da Alma’ – produzido durante a oficina ‘Olhares em Foco Convida: Oficina Especial com o Projeto Pequeno Cineasta’. A exibição acontece às 7h30 nas instalações do Colégio.

A oficina ocorreu entre os dias 1º a 6 dezembro e contou com a presença da atriz, diretora, produtora e fundadora do Projeto Pequeno Cineasta’, Daniela Gracindo, e do diretor de televisão e educador, Aldo Picini.

Além do filme, o público também irá assistir ao making of da oficina, registro documental sensível e divertido dos bastidores, mostrando como os jovens construíram a narrativa, aprenderam a linguagem cinematográfica e descobriram novas formas de expressão. Ao final da exibição, os estudantes recebem seus certificados de formação, celebrando a conclusão de uma semana intensa de criação, filosofia, cinema e trabalho coletivo.

‘JANELAS DA ALMA’ – O curta-metragem nasceu de exercícios de percepção, escrita criativa e reflexões filosóficas sobre olhar e identidade. A obra foi inteiramente realizada pelos estudantes – da criação do roteiro à direção, fotografia, som, arte, edição e atuação.

Durante a filmagem, a escola se transformou em um set, revelando talentos e despertando vocações. A circulação do filme em festivais nacionais e internacionais está prevista como parte da parceria com o Projeto Pequeno

Cineasta.

BASTIDORES – Daniela trouxe a Toledo sua experiência e sensibilidade. Pertencente a uma das famílias mais tradicionais da televisão brasileira, Daniela é referência em educação audiovisual para jovens no Brasil e no exterior. Sua condução humanizada deu aos estudantes coragem, autonomia e espaço para que cada olhar ganhasse voz.

“A equipe formada pelos alunos do Colégio Estadual Jardim Gisella se destacou no desempenho, no engajamento e no trabalho em grupo, e o resultado se nota pela primazia do filme realizado integralmente por eles”, afirma Daniela.

Um projeto que une cinema, filosofia e juventude, coordenado pelo diretor de televisão e educador Aldo Picini, ao lado dos estudantes de Filosofia Arthur Suzuki Santana, Luciano Jeyson Santos da Rocha e Luiz Gustavo Maioli Buchman, a oficina Olhares em Foco é um projeto de extensão da Unioeste que convida jovens a perceber, pensar e narrar o mundo por meio da arte.

A iniciativa reafirma que toda história merece ser contada — e que “a juventude de Toledo tem voz, olhar e potência para ocupar o audiovisual contemporâneo”, conclui Picini.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.