Protetoras de animais agora estão entre beneficiárias do “Toledo é +Mobilidade!”

0 126

Os avanços nas políticas públicas de bem-estar animal em Toledo não param. Cuidadoras e protetoras animais acabaram de ser incluídas na lista de pessoas beneficiadas com a isenção da tarifa do transporte coletivo urbano prevista, no âmbito do programa “Toledo é + Mobilidade!”.

Representantes da categoria participaram, na manhã de quinta-feira (28), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, do ato no qual o prefeito Beto Lunitti e o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), Christian Guilherme Goldoni, fizeram a assinatura simbólica da Lei nº 2.707/2023. Esta acrescenta uma alínea (“g”) ao parágrafo III do artigo 2º da Lei nº 2.405/2022, segundo a qual “protetores e cuidadores de animais, responsáveis por Casas de Passagem, regularmente cadastrados na Coordenação do Programa de Proteção e Defesa dos Animais da Secretaria do Meio Ambiente, na forma da Lei nº 2.320/2020 (Código Municipal de Proteção aos Animais) e de seu regulamento” passam a ter direito à gratuidade do transporte coletivo.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; do titular e da coordenadora do Programa de Defesa e Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto e Julia Heiss, respectivamente; e pelo diretor de Segurança da SSMU, Edson de Sousa Gomes. “A partir de agora, as protetoras com cadastro regular podem procurar a Viação Sorriso e solicitar a isenção, que ficará restrita à pessoa física delas. No mundo ideal, gostaríamos de fazer ainda mais em prol do trabalho importante que estas pessoas realizam, mas entendo que estamos fazendo tudo que está dentro do limite do possível”, comenta o prefeito.

Durante a conversa, outras ações voltadas ao bem-estar animal também foram comentadas e elogiadas – é o caso do Banco de Ração e do Parcão. Na ocasião, a coordenadora do Programa de Defesa e Proteção Animal informou que, somente neste ano, 1.600 cães e gatos foram castrados com recursos do município em 2023. “Somando os procedimentos realizados desde 2021 pela atual gestão, este número chega a quase 3.000”, observa.

O diretor de Segurança da SSMU também comentou que a equipe do canil da Guarda Municipal (K9) está, pelo telefone 153, à disposição das cuidadoras em situações relacionadas à proteção animal em que for necessária a presença de uma força de segurança. “Nem sempre haverá algum agente vinculado ao canil prestando serviço no horário da ligação. Porém, sempre que for possível ajudar, não mediremos esforços”, pontua.

TOLEDO

Deixe um comentário