Atendimento psicológico: modalidade online está cada vez mais consolidada

Estimated reading time: 5 minutos

Durante o auge da pandemia de Covid-19, a psicologia precisou se adequar aos modelos de atuação – assim como diversas outras áreas profissionais. Foi um marco para os atendimentos voltados a saúde mental, pois, antes, pouco era falado sobre psicoterapia através de plataformas digitais. A ‘era online’ deixou ser alternativa e virou realidade com atendimentos online, via plataforma.

De certa forma, a pandemia de Covid-19 foi um marco para a psicologia, pois acelerou a digitalização dos serviços e evidenciou a importância da saúde mental. A modalidade permitiu esse fazer os atendimentos de maneira virtual, contudo, diversas desafios ainda permanecem como a necessidade de ampliar o acesso aos serviços psicológicos, combater o estigma associado à saúde mental e investir em pesquisa e formação de profissionais.

“Sempre gostei muito de atender nos dois formatos, online e presencial”, cita a psicóloga, Thamirys Sayami Almeida Amano. “Até o ano passado, trabalhava com ambos, mas após engravidar e ter meu bebê, o atendimento online facilitou bastante minha atuação profissional. Atualmente, atendo 100% online, atendendo pessoas de diversas cidades do Brasil e até do mundo”.

Para a profissional a modalidade permite levar o atendimento para os mais diversas locais. “Na minha avaliação, essa modalidade é maravilhosa. Ela consegue romper barreiras geográficas, permitindo que o profissional alcance pessoas de diversas culturas e contextos. Para os clientes, é uma opção muito viável, pois podem realizar as sessões com conforto, no próprio lar, mantendo a continuidade do cuidado psicológico de forma prática e segura”, afirma.

MODALIDADES DE ATENDIMENTOS – Thamirys comenta que iniciou a carreira em 2020, pouco antes do início da pandemia. “Ao fazer um paralelo com o início da minha atuação, a principal mudança que percebo está nos formatos de atendimento disponibilizados. A sociedade precisou se adaptar rapidamente, e os atendimentos remotos ganharam grande visibilidade, sendo reconhecidos como extremamente necessários”.

A pandemia acelerou uma transformação que já estava em curso na psicologia: a digitalização dos serviços. A necessidade de isolamento social impulsionou a popularização da terapia online, que se tornou uma alternativa viável e segura para muitos pacientes. Além disso, a procura por atendimento psicológico aumentou significativamente durante aquele período, devido aos impactos psicológicos da pandemia, como ansiedade, depressão, isolamento social e luto.

A profissional destaca que tais mudanças trouxeram uma variedade de modalidades de atendimentos, tanto na área clínica quanto em outras áreas da psicologia, tudo isso, permitiu a atuação de forma presencial e remota. Além disso, essa transformação também impactou a capacitação profissional: grupos de estudo, pós-graduações e especializações passaram a ser oferecidos de forma remota, ampliando o acesso e a possibilidade de atualização dos psicólogos.

PARTICULARIDADES DO ATENDIMENTO – Há pessoas que se sentem mais confortáveis no consultório clínico, já outras preferem realizar os atendimentos no conforto de suas casas. Os fatores éticos e técnicos do atendimento presencial, devem ser mantidos no atendimento online, por exemplo, o sigilo profissional deve ser rigorosamente mantido em ambos.

Entre os desafios que a modalidade envolvem, Thamirys destaca a necessidade de manter um contexto seguro e confiável, onde a pessoa consiga tenha a liberdade para falar sobre suas demandas. Outro ponto importante citado pela profissional é o desenvolvimento de um vínculo terapêutico satisfatório a partir das telas, garantindo intimidade e confiança mesmo à distância.

“Quanto às vantagens, uma das maiores é o conforto para os clientes, que podem realizar as sessões de qualquer lugar em que se sintam seguros, sem precisar se deslocar. Além disso, o atendimento online rompe barreiras geográficas, permitindo que pessoas de todos os cantos do mundo participem da terapia e estabeleçam esses vínculos significativos”, salienta.

Para a psicóloga, cada passo dado em direção ao cuidado é um passo para uma vida mais leve, consciente e saudável. “Meu desejo é que a psicologia continue crescendo, alcançando indivíduos, famílias, comunidades e diferentes contextos, contribuindo para uma sociedade mais humana e acolhedora”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.