PUCPR Toledo recebe presidente do Conselho Federal de Psicologia  

0 154

A Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) de Toledo recebe na segunda-feira (18), o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho. O tema da aula magna para a comunidade acadêmica será “Desafios e Possibilidades da Psicologia Brasileira frente às crises contemporâneas”. O evento é gratuito e aberto a todos os profissionais da área, acadêmicos e demais interessados mediante inscrição prévia.  

Para Ronaldo Adriano Alves dos Santos, coordenador do curso de psicologia da PUCPR Toledo, o debate proposto na aula magna visa refletir criticamente sobre o papel e o compromisso social e histórico que a psicologia pode e deve assumir frente à realidade e o cotidiano da sociedade brasileira. “Vivemos um momento histórico margeado por crises de diferentes ordens, econômica, política, social, sanitária etc. Reconhecer esse cenário é fundamental na formação dos futuras profissionais da psicologia, pois assim os preparamos para identificar as diferentes possibilidades de atuação e contribuição que existem em nosso contexto e os capacitamos para produzir e acionar diferentes e eficientes estratégias para superar os desafios postos por essa realidade”, pontua.  

Bicalho é considerado um dos expoentes da área de Psicologia Jurídica. É professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. 

Presente nas discussões contemporâneas em favor da saúde mental, Bicalho participou de inúmeros debates e comissões que garantiram a aprovação de leis e decretos em favor da profissão, dos direitos dos pacientes, da importância da arte na promoção da saúde mental e de transformações sociais.  

O atual presidente do Conselho Federal de Psicologia é graduado em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica, tem mestrado e doutorado na área. É professor Visitante do Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, do Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidade San Carlos da Guatemala, do Mestrado em Psicologia Social da Universidade de la Republica do Uruguai e do Instituto Escocês de Pesquisa em Segurança Pública da Universidade de Dundee. 

Deixe um comentário