Adapar Toledo esclarece que não há notificação de raiva dos herbívoros na Regional

Estimated reading time: 3 minutos
Nesta semana, servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) visitaram a região Oeste para orientar os produtores sobre a disseminação da raiva dos herbívoros. Lideranças estaduais, gestores municipais e técnicos da saúde animal participaram dos encontros, um deles em Cascavel, e repassaram orientações sobre os cuidados para prevenir a doença e lembrar da obrigatoriedade da vacinação.
A mobilização acontece em um momento decisivo, logo após a publicação da Portaria nº 368/2025, que tornou obrigatória a vacinação contra a raiva em 30 municípios da região Oeste. O produtor tem prazo de seis meses para se adequar à medida que foi adotada em razão do número elevado de focos registrados nos últimos anos e dos riscos à saúde pública.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Estão na lista os municípios de Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campo Bonito, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamante D’Oeste, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Ibema, Itaipulândia, Lindoeste, Matelândia, Medianeira, Missal, Planalto, Pérola D’Oeste, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Realeza, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.
ORIENTAÇÃO – Apesar do alerta, o chefe regional da Adapar Toledo, Antônio Carlos Dezaneti, comenta que atualmente não há casos de raiva dos herbívoros no território de abrangência da Regional de Toledo. Contudo, a orientação aos produtores é observar se há animais sendo atacados por morcegos e comunicar os Escritórios Locais da Adapar. “Não há alerta na Regional de Toledo e não temos Municípios com obrigatoriedade de vacinação, a vacinação é sempre recomendada em regiões próximas aos locais de ocorrência”, complementa.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Em 2024, o Paraná confirmou 227 focos de raiva, sendo mais da metade nas regiões de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até o final de setembro de 2025, já foram contabilizados 170 focos em 41 municípios, sendo 88 somente na região Oeste.
Dezaneti enfatiza que ocorrência de notificações estão concentradas nos Municípios com obrigatoriedade de vacinação. Na Regional de Toledo não há ocorrências recorrentes. E ele salienta a importância do monitoramento. “A vigilância é rotina para o controle de raiva e é compartilhada com os produtores e profissionais do setor privado”, finaliza.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Aen