Rali: Irmãos Baumgart estreiam novo carro em etapa do Mundial no México

0 77

Equipe X Rally Team faz sua primeira incursão internacional em 2023 com disputa no Deserto de Sonora de 22 a 28 de abril

A equipe X Rally Team, liderada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, que somam cinco títulos do Sertões, fará sua primeira incursão internacional em 2023 na disputa do Sonora Rally, no México, dos dias 22 a 28 de abril. A prova marcará, para o time baseado em São Paulo, a estreia do Prodrive Hunter T1+.

“É o início de um novo capítulo para a X Rally Team. Queríamos dar este passo adiante e estamos indo passo a passo. Será uma prova de adaptação ao carro e ao terreno, então será tudo novo para nós”, afirma Cristian Baumgart, tetracampeão do Sertões e que tem o CEO do time Beco Andreotti como seu navegador. O Sonora Rally é a terceira etapa do FIA World Rally-Raid Championship, o campeonato mundial de rali cross-country, chamado de W2RC.

Já o campeão de 2020 do Sertões e atual vice-campeão do maior rali brasileiro destaca também o espírito de “novidade” ao disputar a prova. “É um terreno diferente do que estamos acostumados: deserto, duna, muita areia. A última vez que competimos em um lugar assim foi no Dakar de 2019, de de UTV. Junto disso, vamos estrear os carros novos. Há muito a entender e analisar e estar nesta prova vai justamente em direção a estes objetivos”, aponta Marcos Baumgart, que tem Kleber Cincea como navegador. Serão cinco dias de prova, com os trechos cronometrados somando cerca de 1,5 mil quilômetros.

Recentemente, o quarteto da X Rally esteve na sede da Prodrive em Banburry, na Inglaterra, para conhecer a estrutura da fabricante e acompanhar a construção dos carros. A empresa britânica dará suporte à X Rally durante a disputa do Sonora Rally e de outras provas que os brasileiros disputarem.

Carro já tem data de estreia: 22 de abril no México (Divulgação/Prodrive)

“Tem sido tudo novo, mas o apoio da Prodrive tem sido essencial, algo que eu nunca vi antes”, ressaltou o navegador Kleber Cincea. “A parceria já tem se mostrado muito positiva para nós, porque estamos tendo um tipo de apoio e suporte que não tivemos antes. Este intercâmbio é muito benéfico e tem sido uma oportunidade gigantesca para todos nós. A Prodrive nos recebeu de braços abertos e o trabalho conjunto tem sido muito legal”, destacou Beco Andreotti, navegador e CEO da X Rally Team.  

O projeto do Prodrive Hunter T1+ é assinado por Ian Callum, ex-Jaguar e Aston Martin, e traz o motor Ford Ecoboost de 3,5 litros V6 biturbo capaz de gerar até 600 cavalos de potência (limitado a 400 pelo regulamento). No Dakar de 2023, o modelo foi vice-campeão da prova com Sébastien Loeb e Fabian Lurquin.

O carro é construído pela Prodrive, que traz em seu portfólio trabalhos como equipe oficial da Subaru no Mundial de Rali e da Jaguar no antigo Mundial de Endurance. O fundador e CEO da empresa, David Richards, foi também chefe da equipe BAR da Fórmula 1 na primeira metade da década de 2000.

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich e Rodobens.

 Imprensa: X RALLY TEAM

Deixe um comentário