Rally: Em Abu Dhabi, irmãos Baumgart têm segundo desafio da temporada

0 289

Depois de chamarem atenção com excelente participação no Dakar, os irmãos Cristian e Marcos Baumgart retornam ao Oriente Médio, desta vez para a disputa do Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Mundial de Rally Cross Country, o FIA W2RC. Os brasileiros da X Rally disputam a segunda prova do ano, novamente a bordo do Prodrive Hunter T1+.

Tetracampeão do Sertões, Cristian Baumgart se vê animado para mais uma prova no deserto ao lado de seu navegador de longa data, Beco Andreotti. “O Dakar foi um desafio e um aprendizado gigantesco. Por ser um terreno completamente diferente do que temos no Brasil, ‘surfar’ ali pelas dunas da Arábia Saudita foi o maior aprendizado. Nosso objetivo é melhorar o desempenho e acho que agora, mesmo sendo uma prova mais curta, deveremos andar um pouco mais à vontade, mas sempre buscando aprender mais”, disse Cristian, que completou o Dakar na 13ª posição no geral em sua primeira participação entre os carros – oitavo entre os carros que disputam a temporada do Mundial.

Um dos trechos que serão percorridos na prova já é conhecido das duplas brasileiras: o Empty Quarter, ou Quadrilátero Vazio, a maior área contínua de areia do planeta. A prova começa com um prólogo de cinco quilômetros no domingo (25). A disputa terá um total de 2.143 quilômetros, 1.180 cronometrados, e será dividida em cinco etapas, tendo em média cerca de 235 quilômetros por especial (veja os trechos das etapas ao final deste texto).

Marcos Baumgart e Kleber Cincea também mostraram grande desempenho no Dakar, mas foram forçados a abandonar a prova no sexto dia após três problemas mecânicos. Ainda assim, a dupla campeã do Sertões de 2020 destaca nova oportunidade de aprendizado ao pilotar e navegar pelas dunas, uma região bastante familiar à X Rally após a disputa do maior rali do planeta no último mês de janeiro.

“Nunca andei tanto em areia como neste último Dakar, e agora não vai ser diferente, apesar de ser uma prova mais curta. Vai ser mais uma experiência grande de dunas, que é onde temos de nos aprimorar mais e é o trecho que faz mais diferença nestas provas longas. O grid é muito forte, com grandes referências, e a ideia é andar junto destas referências. Vamos para cima, completar estes cinco dias, aprender e também se divertir na prova”, afirmou Marcos.

X Rally em ação também na terra do rodeio – Enquanto os irmãos Baumgart ‘surfam’ pelas desafiadoras dunas do Oriente Médio, encerrando a disputa do Abu Dhabi Desert Challenge, a 12 mil quilômetros de distância a X Rally inicia outra disputa – a do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A primeira prova da temporada é o Rally de Barretos, que será disputado nos dias 2 e 3 de março com cerca de 300 quilômetros de trechos cronometrados divididos em duas especiais de 150 km cada.

A equipe paulista alinhará quatro carros, os X Rally Rangers que estarão representando a equipe nas mãos das duplas formadas  por Luís Nacif/Erick Rocha, Flávio Lunardi/Fred Budtikevitz, Pedro Prado/Josi Koerich, e a dupla atual campeã brasileira da modalidade, Rodrigo Aché e Luís Felipe Eckel.

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich, Rodobens, Center Norte, Rock e Opaoma.

Abu Dhabi Desert Challenge 2024
26/02: Prólogo: Al Dhannah – 5km
27/02: Etapa 1: Al Dhannah – Al Dhannah – 249 km (cronometrados)
28/02: Etapa 2: Al Dhannah – Mzeer’ah – 239 km (cronometrados)
29/02: Etapa 3: Mzeer’ah – Mzeer’ah – 251 km (cronometrados)
01/03: Etapa 4: Mzeer’ah – Mzeer’ah – 231 km (cronometrados)
02/03: Etapa 5: Mzeer’ah – Abu Dhabi – 205 km (cronometrados)

Deixe um comentário