Ramilândia conhece o Programa do Lote Social

9

Atendendo ao convite dos gestores municipais de Ramilândia, na quinta-feira (24), uma comitiva de Toledo esteve no município para apresentar o Programa Lote Social. A intenção dos anfitriões era conhecer o projeto, buscando solução para o déficit local de aproximadamente 400 moradias populares. O encontro aconteceu no Paço Municipal e a recepção dos toledanos foi feita pelo prefeito ramilandiense Edson dos Santos e a vice-prefeita Marcia Seefeldt.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt teve a oportunidade de detalhar os motivos que levaram Toledo a criar um projeto para atender, de forma inédita, a população com cadastro na Secretaria de Habitação, Obras e Serviços Públicos para programas habitacionais. “Atualmente, temos poucos programas estaduais e federais voltados a facilitar o acesso das pessoas à moradia digna e precisávamos atender de alguma forma essas pessoas”, explicou Ademar. 

Para a vice-prefeita Marcia Seefeldt, Ramilândia tem uma busca considerável dos seus munícipes pela casa própria e a proposta de ampliar a oferta deste benefício fez com que a gestão procurasse alternativas. “Temos entrado em contato com o Estado e atentos aos programas federais, porém a proposta de um loteamento social vem como mais uma opção. Com certeza será estudado, alinhado a nossa realidade, e como em Toledo, possivelmente se tornará uma realidade”, disse. 

O Lote Social trará a oportunidade da pessoa ter um local digno de moradia com preço acessível. Toledo tem uma valorização importante nos imóveis e a intenção é oferecer um terreno com infraestrutura urbana, conforme as normativas do Plano Diretor, por 30% do valor de mercado. Além do caráter social, o programa vai gerar emprego e movimentar o comércio de materiais de construção. “Em grandes empreendimentos, vem empresas de fora para a construção. A possibilidade do lote social a edificação será de forma individual, adquirindo mão de obra e material de construção no comércio local”, destacou Dorfschmidt.

Além de Ademar, o assessor jurídico da Prefeitura de Toledo, Alexandre Gregório e a assessora do gabinete do vice-prefeito, Julia Lazzari, acompanharam a visita.

Da Prefeitura de Toledo-PR