UTFPR: Toledo sedia reuniões da Reitoria com diretores-gerais dos 13 campi

Estimated reading time: 4 minutos

A reitoria com os diretores-gerais dos 13 campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) esteve reunida no campus de Toledo. O encontro – promovido no fim do mês de agosto – envolveu uma extensa agenda de atividades que visavam a promoção de debates estratégicos sobre ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação, orçamento e cultura.

A abertura das atividades ocorreu nas instalações da Usina do Conhecimento e contou com a presença de autoridades locais e regionais. Da instituição estiveram presentes o diretor-geral do campus Toledo, professor Elder Schemberger, a vice-reitora da UTFPR, professora Vanessa Ishikawa Rasoto, o reitor da UTFPR, professor Everton Lozano, entre outros.

“O encontro envolve reuniões entre a reitoria e a direção geral de nossos 13 campi”, cita Lozano, em suas redes sociais. “Reuniões que acontecem mensalmente de maneira virtual e três vezes ao ano são realizadas de maneira presencial”.

Cada área da gestão apresentou um balanço do primeiro ano de trabalho. Pró-reitorias e diretorias compartilharam resultados, avanços e desafios, com espaço para diálogo e troca de experiências entre os campi. O grupo também conheceu mais sobre o projeto da Usina do Conhecimento, em apresentação conduzida pelos coordenadores do espaço, Rodolfo Vertuan e Danielle Camargo.

REUNIÕES – Os diretores acompanharam apresentações de diferentes setores da universidade, incluindo PROGRAD, PROPPG, PROREC, PROPLAD, ASSAE, DIRCOM, DIRGEP, DIRGTI, DIRAV, DIRINTER e E-PROC. Entre os temas debatidos estiveram a Cultura na Universidade, as comemorações dos 20 anos da UTFPR, o clima organizacional, o fundo de reserva e a proposta de matriz orçamentária.

“Discutimos temas de extrema importância para nossa administração – que reservamos para o encontros presenciais, além de promover uma integração das nossas equipes. Paralelemente ocorreram reuniões entre os diretores de pesquisa e de pós-graduação”, aponta Lozano.

Entre os assuntos estiveram editais multicampi, mobilidade docente, fluxos de ICT, NAPIs, inclusão, homologação de projetos e estratégias de fortalecimento da pós-graduação stricto sensu. Os assessores de lato sensu também participaram, discutindo formas de aprimorar os cursos de especialização e ampliar o alcance da formação continuada.

ASSUNTOS TRATADOS – As pautas também incluíram processos disciplinares, o novo regulamento da graduação, reunião com o TCU sobre ocupação de vagas, o Programa de Abertura e Manutenção de Cursos (PAME) e assuntos ligados à gestão de pessoas, como concursos, saúde mental, capacitação e plano de saúde. Também entraram em debate o planejamento estratégico participativo e as ações de sustentabilidade.

A programação foi marcada pela Aula Magna, realizada na Usina do Conhecimento, com o tema “Soft Skills em Ação: A Comunicação Não-Violenta para o Mundo do Trabalho”, ministrada pela professora Mariana Sbaraini Cordeiro, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Toledo.

O encontro reuniu cerca de 80 participantes presenciais e mais de 70 espectadores online pelo canal da UTFPR no YouTube. Com grande participação do público, a palestra destacou a importância das competências socioemocionais e da comunicação não-violenta como diferenciais no ambiente acadêmico e profissional. O momento foi de reflexão sobre o futuro do trabalho e das relações interpessoais, ressaltando como habilidades como empatia, escuta ativa e diálogo construtivo podem impactar diretamente a vida acadêmica e profissional.

Além das reuniões formais, a programação contou com momentos de integração e confraternização, que aproximaram ainda mais as lideranças e reforçaram o espírito coletivo que orienta o trabalho da universidade.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da UTFPR Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.