Rede de Atenção Psicossocial garante atendimento em saúde mental em todo o Paraná
Estimated reading time: 3 minutos
A campanha Janeiro Branco deste ano, “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, é dedicada à conscientização sobre a saúde mental e o bem-estar emocional e um convite à reflexão sobre pressões cotidianas e exaustão, colocando o foco no cuidado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferece uma linha de cuidados por meio da Rede de Atenção Psicossocial, com serviços integrados de saúde, tratamento, internamento e formação continuada para os profissionais da saúde.
“Prevenir e buscar tratamento são as orientações fundamentais quando se trata de saúde mental. E, neste ano, a proposta da campanha é promover uma busca por equilíbrio”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “É importante destacar que, geralmente, as emoções que são silenciadas na mente humana se manifestam de forma física, como palpitações, insônia, tensão muscular”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Na saúde pública, o cuidado com a saúde mental começa na Atenção Primária, na Unidade Básica de Saúde e, quando necessário, esse ponto de atenção realiza o compartilhamento do cuidado com o serviço especializado. A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) conta com 163 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em diversas modalidades, que são o eixo do atendimento especializado.
Também há sete unidades do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIMPR), formadas pela junção de um Caps AD III e uma Unidade de Acolhimento, 41 equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM) e ambulatórios em todas as regiões de saúde do Estado.
A rede de atendimento de saúde mental foi ampliada neste início do ano, com as habilitações dos CAPS em Joaquim Távora e Santa Mariana (ambas no Norte Pioneiro). As cidades de Cruzeiro do Oeste e São Tomé (no Noroeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais) receberam, também neste ano, Centros de Convivência, que são espaços comunitários abertos para todas as pessoas e que funcionam como ambientes de encontro, produção coletiva e cidadania, voltados para a convivência, arte, cultura e inclusão social.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
SÍMBOLO DA CAMPANHA – O post-it, pedaço de papel autoadesivo muito usado para lembretes de tarefas e prazos urgentes, foi escolhido como símbolo da Campanha Janeiro Branco de 2026. A intenção é ressignificar o uso do produto, passando a utilizá-lo para mensagens de acolhimento e autocuidado, lembretes para respirar e pausar e ainda para exercícios de gratidão e reconhecimento de limites.
AEN