Novos diretores da rede estadual: processo ocorreu dentro da normalidade
Estimated reading time: 3 minutos
Na última terça-feira (2), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) promoveu a ‘Consulta Diretores’ – que integrou o processo de escolha de diretores das escolas estaduais para o ano letivo de 2026. No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo 47 escolas participaram do processo, sendo 16 delas no município de Toledo.
A escolha dos diretores ocorreu por voto direto, secreto e facultativo, com participação de alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores da escola. Para votar, foi preciso comparecer ao colégio portando documento oficial com foto. O processo foi conduzido por comissões consultivas formadas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar entre eles, professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“O processo transcorreu de forma tranquila e organizada, seguindo todas as orientações da Secretaria de Estado da Educação. As comunidades escolares participaram de maneira respeitosa, garantindo um processo democrático, transparente e alinhado às normas estabelecidas”, avalia o chefe do NRE Toledo, José Carlos Guimarães. “Pais, alunos, professores e funcionários puderam registrar seus votos ao longo do dia, sem registro de incidentes”.
CANDIDATOS HABILITADOS – Neste ano, foram 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino. Para serem considerados habilitados, os candidatos passaram por duas etapas eliminatórias. A primeira envolveu a participação e aprovação em curso de formação em gestão escolar. A segunda foi uma avaliação presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança, realizada nos dias 19 de outubro e 5 de novembro.
“No Núcleo Regional de Educação de Toledo, 47 escolas participaram do processo, sendo 16 delas no município de Toledo. Entre as escolas toledanas que passaram pela consulta, três terão novos diretores: no Colégio Estadual Esperança F. Covatti – Vanusa Regina Dal Pozzo; na Escola Estadual João Cândido Ferreira – Genivaldo Antonio Schons e na Escola Estadual do Campo São Luiz d’Oeste – Amilton Costa”, relata Guimarães ao citar que nas demais unidades, os atuais diretores e diretoras foram reeleitos pela comunidade.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PROCESSO – Segundo o chefe do NRE de Toledo, conforme previsto na legislação, o processo de consulta acontece a cada 4 anos nas escolas regulares. “Ficam fora desse processo as escolas que oferecem Tempo Integral (inclusive os Colégios Agrícolas); Cívico-Militares; Escolas Indígenas e do Programa Parceiro da Escola”.
O resultado da consulta será divulgado no dia 19 de dezembro pela Seed-PR. Os futuros diretores deverão tomar posse para iniciar o mandato no dia 2 de janeiro de 2026.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da AEN