Reforma Protestante: data marca o resgate dos princípios da fé evangélica luterana
 
							Estimated reading time: 4 minutos
Na data de 31 de outubro é celebrado o Dia da Reforma Protestante. Feriado em diversos municípios do Brasil, a data marca um evento ocorrido no ano 1517 – quando o monge agostiniano Martim Lutero e outros cristãos promoveram um rompimento com a Igreja Católica Apostólica Romana – criando as denominação luterana.
O pastor Sinodal, Sínodo Rio Paraná, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Afonso Adolfo Weimer, pontua a representatividade de Lutero. “A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é igreja cristã, Igreja de Jesus Cristo no Brasil. A pessoa de Martim Lutero representa tão somente aquele que despertou ou chamou para o retorno ao Evangelho da Igreja do seu tempo e que deixa este legado até nosso tempo, ou seja, a igreja se caracteriza por proclamar e viver o Evangelho de Jesus Cristo.
Segundo o pastor, de forma alguma Martim Lutero é considerado com alguma santidade extra. “Mas como alguém usado por Deus para levantar em tempo oportuno a voz diante de abusos e distorções com o Evangelho”, acrescenta Weimer.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
REFORMA LUTERANA – Martim Lutero não foi a única pessoa a liderar um movimento de reforma na organização e vida da igreja. O pastor comenta que nenhum movimento social ou de transformação é conduzido individualmente, tampouco acontecem mudanças sem que existam condições apropriadas. “Assim também a Reforma Luterana não aconteceu por uma só pessoa. Várias pessoas e condições favoreceram o movimento reformatório. Lutero teve apoio de outros clérigos, professores e também do poder político da época que quis sair da tutela da Igreja Romana, isto é, do Papado. A descoberta da imprensa por Gutemberg na época foi um enorme facilitador para a propagação da Reforma. Assim, o grande feito de Martim Lutero foi a tradução para o alemão dos textos originais Bíblicos, facilitando o acesso de todos para a leitura da Bíblia. A imprensa recém criada e a tradução da Bíblia na língua do povo andaram juntos pela Reforma Protestante”, cita.
CELEBRAÇÃO – Em relação a data de 31 de outubro, Weimer salienta que há municípios que destacam o dia com feriado municipal. As comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana celebram o dia com culto. O pastor explica que o culto é o encontro da comunidade de pessoas com o próprio Deus.
“No dia 31 de outubro, o culto tem caráter de gratidão e, ao mesmo tempo, resgate dos princípios da fé evangélica luterana. Há também em muitos lugares almoços celebrativos, bem como, menções em Câmara de Vereadores e nos meios de comunicação”, aponta.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Weimer também destaca o significado do termo reforma. “Em meio a oferta de diversas religiosidades ou até de falta de entendimento nas próprias ditas igrejas evangélicas, faz-se necessário o princípio da Reforma: igreja reformada sempre em reforma. A palavra reforma não significa colocar algo novo ou buscar inovação na igreja, antes significa voltar a forma primeira. Reforma significa retornar a forma do Evangelho. ‘Reformatio’ (latim) foi a palavra usada pelos reformadores e compreendia esta volta ao testemunho bíblico”, conclui.
Da Redação
TOLEDO
