Maripá adere ao Programa Cidade Empreendedora

9

O município de Maripá é uma das 32 cidades da região oeste que aderiram a um convênio com o Sebrae/PR para a realização do Programa Cidade Empreendedora. Na sexta-feira (28), o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Eder Kuroli participou de um ato para oficializar a parceria, realizado na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) durante a Assembleia Geral Ordinária.

O Cidade Empreendedora tem como objetivos fortalecer a economia local, incentivar o empreendedorismo, contribuir para a geração de renda e empregos, assegurar melhores condições de atuação dos servidores públicos e fomentar a liderança, desburocratização, educação empreendedora e compras públicas.

Para o secretário da pasta, Eder Kuroli, o programa é um aliado importante no desenvolvimento da inovação tecnológica para as empresas. “Com a atuação do programa e todas as ferramentas que são disponibilizadas, queremos desenvolver e fortalecer o comércio local, as pequenas empresas e envolver também a sociedade civil organizada na gestão pública, com foco na inovação tecnológica para o desenvolvimento dos negócios”, afirma.

A partir da realização do Cidade Empreendedora nos municípios, são realizadas capacitações em forma de palestras, cursos e workshops sobre temas como crédito, inovação, simplificação de processos e desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas entre outros projetos voltados para pequenos negócios rurais (agricultura familiar), inclusão produtiva e, principalmente, iniciativas de atendimento e incentivo a formalização por meio das Salas do Empreendedor.

SALA DO EMPREENDEDOR – Em Maripá, a Sala do Empreendedor está localizada junto à Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, situada na Rua Duque de Caxias, esquina com a Rua Fernandes Vieira, nº 578. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os telefones para contato são (44) 3687-1639 (fixo) e (44) 99914-7379 (WhatsApp).

INOVAÇÃO – Outro eixo de interesse do Governo Municipal é a inovação na gestão pública. “Queremos desenvolver a inovação no setor público por meio da implantação de novos softwares e aplicativos de gestão, uma forma também de facilitar o acesso aos serviços pelo cidadão nas diversas áreas”, aponta Schanoski.

Segundo ele, a primeira iniciativa foi o lançamento do aplicativo Atende.net. “Hoje, praticamente todas as pessoas tem acesso ao celular, onde estamos disponibilizando diversos serviços na palma da mão, através do aplicativo Atende.net que lançamos recentemente. Vamos disponibilizar, a princípio, serviços básicos e, aos poucos, vamos construindo um meio de comunicação completo e eficaz”, conclui o prefeito.

APLICATIVO – Para baixar e instalar o aplicativo no smartphone, basta ir até a loja de aplicativos do Android ou iOS, e procurar pelo aplicativo Atende.net. As opções de serviços ficam disponíveis conforme o perfil de quem acessa o aplicativo.

Para garantir a segurança das informações disponibilizadas no aplicativo, cada usuário precisa fazer login com cadastro criado no Portal do Cidadão. Para quem já utiliza o Portal de Autoatendimento do Município deve utilizar o mesmo login e senha para acessar o aplicativo, caso não tenha, basta solicitar o acesso. Também será possível usar a opção de acesso com o login único do Governo Federal pelo portal gov.br no link: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=contas.acesso.gov.br. O servidor público já possui o cadastro e pode fazer a alteração da senha de acesso. O usuário é o CPF e a senha é a matrícula do servidor.

MARIPÁ*

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR