Prestes a completar três anos, Projeto Nutriz coleciona ótimos resultados

0 3

Estimular a doação de leite humano, bem como incentivar as nutrizes a amamentar seus bebês exclusivamente no peito até os seis meses de vida. Estas são as propostas que nortearam a criação do Projeto Nutriz, implantando desde julho de 2019 em Marechal Cândido Rondon.

Recentemente, o projeto alcançou a importante marca de mil litros de leite humano. Não à toa, é possível constatar que prestes a completar três anos de atividades, o projeto Nutriz coleciona ótimos resultados.

A ação é uma iniciativa de agentes comunitárias de saúde (ACS) da Estratégia da Saúde da Família (ESF) localizada no Bairro Botafogo, que conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O incentivo à amamentação, por meio do ato do bebê sugar o peito, representa uma alimentação saudável e uma boa ingestão de líquidos. Estes fatores podem fazer com que as mamães tenham uma produção maior, tornando viável a futura doação do leite excedente.

O Projeto Nutriz, que pela proposta gera maior qualidade de vida ao recém-nascido, também possui o diferencial de ser o precursor na utilização de ordenhadeiras. A metodologia diminui o contato do leite com a nutriz, obtendo maior qualidade e reduzindo riscos de contaminação.

PARCEIROS – Todavia, para que a iniciativa prossiga conquistando os resultados desejados, parceiros se somam aos idealizadores. Entre eles constam: Unidades Básicas de Saúde (UBS) do São Lucas, Líder, Marechal, Vila Gaúcha e Botafogo; Rotary Club 25 de Julho, via Programa de Aleitamento Materno (Proamar); e Banco de Leite do Hospital Bom Jesus.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Deixe um comentário