Sanepar vistoria ligações de esgoto em imóveis de Santa Terezinha de Itaipu

0 47

A Sanepar iniciou a segunda etapa de vistorias de ligações de esgoto em imóveis de Santa Terezinha de Itaipu. Até o final de janeiro, técnicos da empresa JPR Ambiental, contratada pela Companhia, estão visitando novamente 628 imóveis onde foram encontradas irregularidades durante a primeira vistoria, feita nos meses de setembro e outubro. O objetivo é que tenham sido corrigidos os problemas detectados.

A falta de caixa de gordura ou a instalação incorreta desse equipamento é a principal irregularidade nos imóveis. Ela é obrigatória e tem a finalidade de reter a gordura, impedindo que chegue até a tubulação. O excesso de gordura na rede provoca entupimentos na tubulação e vazamento de esgoto na rua ou refluxo do esgoto para dentro dos imóveis.

Desde agosto, quando a Sanepar iniciou o trabalho de vistoria técnica operacional nas residências, foram visitados 938 imóveis em Foz do Iguaçu e 991 imóveis em Santa Terezinha de Itaipu.

Quando os técnicos encontram irregularidades é dado um prazo para que o dono do imóvel faça as adequações necessárias. Após este período, é realizada uma segunda vistoria. Caso ainda sejam necessárias mais adequações, é programada uma terceira vistoria. O objetivo não é a punição, mas a utilização correta do sistema de esgotamento sanitário.

O QUE JÁ FOI FEITO – Em Foz do Iguaçu, as vistorias ocorreram entre agosto e novembro de 2023. Neste período, 477 imóveis estavam irregulares na primeira vistoria e, depois da segunda visita, ainda permanecem irregulares 392 imóveis.

COMO É FEITA A VISTORIA – São utilizados corantes que ajudam a localizar o destino da água residuária. Para isso, os técnicos têm que entrar nos imóveis e adicionar os corantes em pias, ralos e vasos sanitários. A água colorida vai ser visualizada nos dispositivos de inspeção que ficam na via pública.

O corante utilizado não prejudica o meio ambiente ou a saúde das pessoas. Ele ajuda a detectar se as instalações dos banheiros e cozinhas estão conectadas à rede coletora e não à galeria pluvial. Também é verificado se a água da chuva está indo corretamente à galeria pluvial ou se, de forma irregular, é lançada na rede de esgoto.

Da AEN

SANTA TEREZINHA DE ITAIPU

Deixe um comentário