Saúde ofertará exames preventivos para mulheres rondonenses

7

Ação integra a campanha Outubro Rosa. Unidades da sede realizarão coletas e encaminhamentos nos dias 19, 21 e 23 de outubro

Direcionada à prevenção do câncer de mana, e por conseguinte proporcionar mais qualidade de vida às mulheres, a campanha Outubro Rosa terá sequência na próxima semana, em Marechal Cândido Rondon.

Entre atividades concluídas e outras previstas, a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon promove nos dias 19, 21 e 23 a realização de exames preventivos (citopatológicos de colo uterino) e encaminhamento de exames para mamografia. A ação ocorrerá nas unidades de saúde do município. Nos dias 19 e 21, respectivamente terça e quinta-feira, o atendimento será das 17h às 20h. Já no dia 23, sábado, acontecerá das 8h às 16h.

Apesar do tradicional foco na prevenção ao câncer de mama, em Marechal Rondon a campanha também conta com precaução ao câncer de colo uterino. É o que destaca a coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Raquel Rech.

“Pedimos para que todas as rondonenses, dentro da faixa etária dos exames que estaremos oferecendo, se dirijam até a unidade de saúde de sua referência. É uma forma de fazermos o rastreio e a prevenção dos diversos tipos de câncer, entre eles o de mama e o de colo de útero. Para facilitar, estendemos o horário de atendimento em dois dias da semana e disponibilizamos o sábado às mulheres rondonenses, para que realmente tenham condições de ir em algum desses dias”, evidencia.

Estratégia

Principal estratégia para detectar lesões precocemente, o exame citopatológico de colo uterino é voltado para mulheres de 25 a 64 anos. O exame é realizado para perceber alterações nas células do colo do útero que possam indicar a presença de feridas precursoras do câncer ou do próprio câncer.

Já o encaminhamento para exames de mamografia tem como público-alvo as mulheres acima dos 40 anos. A mamografia possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher apresente sintomas.